«Instituições e Património Arquitetónico: um século de Arquitetura Hospitalar no Algarve» é o tema da segunda conferência do Ciclo Saúde e Cultura, que vai juntar, no dia 30 de maio, Jorge Varanda, administrador hospitalar, José Carlos Avelãs Nunes, doutorado em Arquitetura, Paulo Providência, docente na Universidade de Coimbra, Sara Pelicano e Ilídio Pelicano, arquitetos – ARIPA. A sessão tem início às 14h30, no auditório da Direção Regional de Cultura do Algarve (antigo edifício da Direção Regional de Economia, na Rua Dr. Pinheiro e Rosa, junto à Escola Secundária Pinheiro e Rosa) e tem entrada livre.

Organizada pela Direção Regional de Cultura do Algarve, com o apoio da Secção Regional do Sul Ordem dos Arquitetos, da Sub-Região de Faro da Ordem dos Médicos e dos Comboios de Portugal, a conferência terá como moderadora Alexandra Rodrigues Gonçalves, Diretora Regional de Cultura do Algarve, e pretende dar a conhecer uma visão da arquitetura hospitalar do passado ao presente, pensando no futuro e como se adapta a arquitetura às mudanças tecnocientíficas que se fizeram sentir na área da saúde ao longo dos tempos. Jorge Varanda, administrador hospitalar, irá traçar uma breve perspetiva sobre a «Evolução dos Hospitais em Portugal: História e Arquitetura». De seguida, José Carlos Avelãs Nunes, doutorado em Arquitetura, irá fazer uma comunicação intitulada «O caixão branco com pregos: arquiteturas para ou contra a tuberculose? A relação evolutiva entre sanatórios, medicina e instituições». Paulo Providência, docente na Universidade de Coimbra irá abordar o tema «Leprosaria Nacional: reabilitação e obliteração de memória». Por fim, os arquitetos Sara Pelicano e Ilídio Pelicano falarão sobre a «Arquitetura Hospitalar nos dias de hoje».

O Ciclo de Conferências Saúde e Cultura decorre até novembro de 2018 e é evocativo do centenário de três acontecimentos marcantes de 1918: a Pneumónica ou Gripe Espanhola, a inauguração do Sanatório Carlos Vasconcelos Porto em São Brás de Alportel e o fim da 1.ª Guerra Mundial. É promovido pela Direção Regional de Cultura do Algarve, em parceria com a Administração Regional de Saúde do Algarve, a Universidade do Algarve e a Câmara Municipal de São Brás de Alportel. Conta ainda com o apoio do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, dos Comboios de Portugal, do Museu do Trajo de São Brás de Alportel, da Secção Regional do Sul Ordem dos Arquitetos e da Sub-Região de Faro da Ordem dos Médicos.