São inauguradas, no dia 26 de maio, às 17h, as exposições «Tesouros do Mar», de Vera Christians, e «Rio Arade - Uma maré cheia de Histórias», pelo Museu de Portimão, marcando assim o término do programa das comemorações do 10.º aniversário do Museu Municipal de Portimão.

No hall do museu ficará patente o conjunto de obras da artista de origem alemã, que reflete aspetos da vida marinha. Vera Christians, a viver no Algarve, assume a enorme influência que a região tem no seu trabalho. Aqui tem experimentado a natureza de uma forma muito próxima, sentido o calor, a luz, as cores, o ar puro, o oceano e a vida marítima. A atmosfera e a vida vibrante dos mercados locais, os pratos de peixe e mariscos representam para ela verdadeiros tesouros do mar que merecem, segundo a pintora, todo o respeito e proteção.


«Rio Arade - Uma maré cheia de Histórias» ficará patente no exterior do museu e é um convite à descoberta de algumas das histórias das muitas civilizações e povos que, ao longo do tempo, se cruzaram nas águas e margens do rio Arade, permitindo ao público assumir-se como observador privilegiado das suas atividades económicas, culturais e desportivas, numa viagem às diferentes e renovadas formas da sua utilização. Ilustra um percurso singular entre trabalho, festa, força de braços, remos, velas e motores, entre memórias e transformações inspiradoras de uma intensa e dinâmica relação de aproximação entre o rio Arade e as suas comunidades, que persiste até aos dias de hoje.