No dia 28 de abril, o coreógrafo Victor Hugo Pontes apresentou, no Teatro das Figuras, em Faro, o fantástico «A Ballet Story», peça estreada, em 2012, por ocasião de «Guimarães Capital Europeia da Cultura». «A Ballet Story» tem como ponto de partida o ballet Zephyrtine, de David Chesky. “No entanto, não se trata da representação teatral ou da ilustração da história original – o exercício foi de abstração e partiu do movimento dos corpos no espaço em articulação com a música. Não há contos de fadas, nem elementos do maravilhoso ou do fantástico. A moral é outra, o desenlace, diferente”, explica o coreógrafo. “Em «A Ballet Story», não sei se a história se ajusta à música ou se a dança se ajusta à história. Não se trata de uma articulação linear entre música, narrativa e dança, mas sim de um processo de influências mútuas e afinidades eletivas que originam uma peça manipulável de modos diversos e, tanto quanto possível, inteira. A narrativa será fabricada por cada espetador (ou não)”, acrescenta o diretor artístico.

Com Música de David Chesky e Versão Musical pela Fundação Orquestra Estúdio, sob a direção do Maestro Rui Massena, «A Ballet Story» é atualmente interpretada por André Mendes, Dinis Santos, Iuri Costa, João Dias, Joana Castro, Liliana Garcia e Valter Fernandes. A Cenografia é de F. Ribeiro e a Direção Técnica e Desenho de Luz de Wilma Moutinho. Os Figurinos são de Victor Hugo Pontes, com a Operação de luz nas mãos de Carlos Ribeiro, a Montagem de Cenografia é da responsabilidade de João Soares e tem Direção de Produção de Joana Ventura.

O espetáculo é uma Coprodução da Nome Próprio, estrutura residente no Teatro Campo Alegre, no âmbito do programa Teatro em Campo Aberto com o apoio da República Portuguesa - Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__154