A tradição piscatória da cidade de Quarteira é assinalada de 31 de maio a 3 de junho, na Praça do Mar, com mais uma edição dos «Petiscos do Pescador», no âmbito da celebração do Dia do Pescador. Esta comunidade com uma forte ligação ao mar envolve-se fortemente nesta organização, que conta como parceiros com a APROMAR – Associação de Armadores e Pescadores de Quarteira, Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia de Quarteira, para levar por diante uma iniciativa que pretende dar a conhecer alguns dos seus petiscos mais emblemáticos mas também uma tradição artesanal desta terra: a levada ou lavada.

Várias tasquinhas com petiscos elaborados por famílias de pescadores de Quarteira serão ponto de passagem obrigatória para quem quiser apreciar a mais tradicional gastronomia algarvia com sabores do mar, com o peixe, o marisco e os molúsculos como protagonistas das ementas. No dia 31 de maio, a partir das 21h30, a noite é animada pela banda de tributo aos Guns and Roses, os Slash n’ Roses. Já no 1 de junho, pelas 21h, a artista Romana sobe ao palco, seguindo-se um baile com Fábio Lagarto.


Um dos pontos altos do programa é a realização da tradicional lavada ou arte de arrastar para terra, pelas 18h, na Praia de Quarteira. Num quadro ímpar e típico desta antiga vila piscatória, a população é convidada a participar no «puxar a rede» para terra, onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que banham Quarteira, através da quantidade e qualidade do pescado que, ano após ano, é capturado.

Isa de Brito e Hélder Coelho, acompanhados por Ricardo Martins e Cláudio Sousa, levam à Praça do Mar o Fado, a partir das 20h. Segue-se a atuação de alguns projetos musicais da cidade: Accoustic City, Sons of the City e The Siblings&The Last Minute Band. No encerramento destes «Petiscos do Pescador» atua, pelas 21h30, o artista de música popular José Malhoa. Diariamente, às 18h, a animar o recinto vai estar também o duo «Nuno e Nestor».