No final do primeiro dia de qualificações do Torneio Internacional de Portimão, que acontece este fim-de-semana em Portimão, Laura Sales foi a melhor ginasta Sénior em competição, no conjunto dos dois aparelhos, Bola e Arco. A atleta do Ginásio Clube Português (GCP) obteve uma pontuação de 15.350 no exercício de Bola, numa exibição sem falhas que lhe garantiu o segundo lugar neste aparelho, entre as 11 ginastas em competição, e um lugar na final individual de Bola. A segunda final, também em Bola, foi conquistada por Beatriz Santos, do Sport Algés e Dafundo (SAD). Com uma pontuação de 14.300, a ginasta da equipa nacional classificou-se na terceira posição. Também em destaque neste aparelho esteve Maria Canilhas (GCP), que obteve 13.400 e o terceiro lugar neste aparelho, no entanto, a regra da competição só permite a passagem às finais de duas ginastas por país.  

A quarta ginasta da Seleção Nacional em competição, Margarida Ferreira (GCP), esteve em destaque em Arco, onde registou a melhor pontuação do dia da equipa portuguesa, 15.800  pontos, num esquema com um elevado grau de dificuldade que a colocou na segunda posição e lhe garantiu um lugar na final. Também na final em Arco está a atual campeã nacional Laura Sales, que foi a terceira melhor ginasta neste aparelho com uma pontuação de 15.150.

As outras duas finais por aparelho foram alcançadas no escalão Júnior. Com um total de 39 ginastas a competir neste escalão, Dinora Bondar foi 4.ª em Fita (com uma pontuação de 13.950) e 5.ª em Maças (com 15.200). Neste escalão passa à final uma ginasta por país. No sábado, 5 de maio, a partir das 15h, o escalão Sénior irá fazer Maças e Fita e o escalão Júnior irá fazer as qualificações individuais de Arco e Bola.

Foto: Floriano Morais/ComunicaçãoFGP