Na sua terceira edição, o Mercado Fora d'Horas renova-se e assume-se como o mercado de produtores mais criativo do sul. Voltando a ter três noites temáticas, o foco deste ano será dado ao ciclo das plantas: a flor, o fruto e a semente.

O Mercado Fora d'Horas é um evento gastronómico sobre cultura local, que ocorre no Mercado Municipal de Silves, e procura consciencializar das vantagens dos produtos locais, envolvendo a comunidade relacionada com o mercado. Teve origem num projeto de design comunitário, o que favorece que a atmosfera do mercado se transfigure numa noite promovida pela criatividade, onde se misturam valores tradicionais com contemporaneidade.

A proposta programática do Mercado Fora d'Horas concentra-se nas qualidades gastronómicas do espaço do Mercado Municipal de Silves e em como o design pode ser um impulsionador ativo de preservação cultural. Conta com diferentes atividades, desde a abertura do mercado à noite, mercado de produtores, apresentação de produtores e exposição temática, mercado de artesanato, jogos sobre produção local, momentos relacionados com gastronomia, música e animação de rua.

No decorrer do evento misturam-se valores tradicionais com criações contemporâneas, em ações de sensibilização sobre as tradições dos mercados municipais no contexto mediterrânico. O foco da mensagem a passar aos visitantes são as tradições alimentares, a convivialidade, a cultura local e os produtos de proximidade, apresentando o Mercado Municipal de Silves enquanto espaço de convergência entre o rural e o urbano, o comunitário e o público local de celebração da alimentação algarvia.

O evento é de entrada livre e o visitante tem a oportunidade de adquirir bens de produção local, e experimentar um dia (noite) diferente em torno da gastronomia local, acontecendo entre as 19h e as 24h. Nesta 3.ª edição, as noites temáticas são: 13 de junho – A Flor (Mercado de Flores); 11 de julho – O Fruto (Universidade de Verão da In loco e manifestação de Food Design); 8 de agosto ­­– A Semente (Troca de sementes ). A organização é da Junta de Freguesia de Silves, com o apoio do Município Silves, a colaboração da Associação In Loco e com parcerias com Barroca - produtos culturais e turísticos e Algarve SlowFoodAlgarve. A gestão do projeto está a cargo de Alexandra dos Santos Design e Junta de Freguesia de Silves.