À terceira foi de vez! Depois do segundo lugar alcançado em 2016 e 2017, Mafalda Vasques venceu a 19.ª edição do Concurso de Fado Cerveja Sagres Concelho de Vila do Bispo, num noite calorosa em que cerca de 700 pessoas assistiram à grande final, no dia 19 de maio, no Salão de Festas da Sociedade Recreativa de Barão de São Miguel.

A simpática fadista natural de Beja levou de vencida a concorrência precisamente no Dia da Bênção de Fitas do seu curso de Enfermagem, ao interpretar brilhantemente «Saudade Silêncio e Sombra» e «Cabeça ao Vento», levando para casa um prémio monetário no valor de mil euros. Logo atrás ficaram a estudante Catarina Cândido, de Lagoa, e a assistente social Sílvia Silva, de Braga, que arrecadaram prémios de 500 e 250 euros, respetivamente. O 4.º lugar foi conquistado pelo economista Amabélio Pereira, de São Brás de Alportel, que tão bem conhecemos do Grupo Folclórico de Faro, e o 5.º foi para a mediadora imobiliária Vânia Rodrigues, de Loulé, cada um recebendo um prémio de 150 euros. Aos prémios monetários somaram-se ainda várias ofertas dos muitos patrocinadores deste que é, sem dúvida, um dos mais reputados concursos de fado do sul do país.

Na semana anterior tinha acontecido, entretanto, a final da vertente juvenil, cujo vencedor foi Ricardo Martins, com Rita Luz e Zélia Viana a classificarem-se em 2.º e 3.º lugar. Neste caso, os prémios foram de 300, 200 e 150 euros, respetivamente. A noite da apoteose do 19.º Concurso de Fado Cerveja Sagres Concelho de Vila do Bispo contou ainda com as atuações das vencedoras da edição de 2017, nomeadamente de Helena Candeias (vertente sénior) e de Micaela Gonçalves (vertente juvenil). E, claro, da atração especial, a fadista Cuca Roseta, que deu ainda mais magia à noite com um reportório recheado de fados conhecidos do público.

A iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal de Vila do Bispo com o intuito de divulgar e estimular o gosto pelo Fado, Património Imaterial da Humanidade, dar a conhecer novos talentos musicais e contribuir para o desenvolvimento cultural do concelho. A Cerveja Sagres foi o patrocinador oficial do evento, que contou ainda com o patrocínio do Martinhal Resort, Caixa Agricola, Hotel Residencial Salema, Feelsafe, Nau Hotels, Hotel Mira Sagres, Walkin Sagres, Cape Cruiser, Don Tenório, Pontalaia, Freeride Sagres, Pousada de Sagres, Mar Ilimitado, Memmo Baleeira, Aldeia da Pedralva, Bar da Praia – Cordoama, Herdade dos Seromenhos, Zoo Lagos, Bar Pau de Pita, Sagres T-Shirts, Direção Regional da Cultura do Algarve, Região de Turismo do Algarve, Hotel Navigator, Café Correia, Restaurante Ribeira do Poço, Restaurante Mexilhão, Restaurante Retiro do Pescador, Restaurante Gigi, Restaurante Vila Velha, Restaurante A Sagres, Just Travel, Joaquim Augusto Bispo, Lda., Lena Cabeleireiros, Maria Paula Correia, Cristalina Batista - Estilista, Vanda Bravo Florista, Carmen Silva. E ainda com o apoio da RVBS Paróquias, Paróquia de Burgau, Sociedade Barão S. Miguel, Lagos em Forma e Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__157