A Liga dos Bombeiros Portugueses atribuiu a Medalha de Serviços Distintos – Grau Ouro à Câmara Municipal de Silves, pela "prática de serviços distintos que contribuíram, com notável evidência, para o engrandecimento e prestígio das Instituições de socorrismo". A condecoração foi entregue à Presidente da autarquia, Rosa Palma, no dia 20 de maio, durante as cerimónias comemorativas do 92.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Silves, pelo Presidente da Associação Humanitária e pelo Comandante da Corporação silvense em representação do Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares.

Emocionada, Rosa Palma agradeceu o gesto e manifestou o desejo que a autarquia tem de prosseguir num trabalho de proximidade com as Corporações locais, tendo considerado "o trabalho dos bombeiros um serviço público de grande valia para todos os cidadãos" , facto pelo qual todos os que pertencem a estas entidades "devem merecer o mais profundo e sincero respeito e solidariedade".

De referir ainda que também a Junta de Freguesia de Silves foi distinguida com a Medalha de Serviços Distintos – Grau Ouro, reconhecendo a Liga dos Bombeiros Portugueses o seu empenho.