Algumas das mais recentes obras dos grandes autores do cinema italiano, numa viagem por filmes que marcaram presença em alguns dos mais importantes festivais de cinema internacionais e que despertaram o interesse do público e da crítica, estarão em destaque no Cine-Teatro Louletano, de 18 a 20 de maio. Trata-se da 11.ª Festa do Cinema Italiano que, pelo quinto ano consecutivo, acontece em Loulé e um pouco por todo o país. Durante o fim-de-semana haverá também propostas paralelas ligadas à língua e gastronomia de Itália.

O Cine-Teatro, entidade parceira do evento, espera trazer ao seu público um momento de encontro e de descoberta que possa aproximar dois países e duas culturas com muitas afinidades. E porque o melhor de Itália passa também pela gastronomia, nos três dias do Festival, pelas 19h, acontece no bar do Cine-Teatro Louletano o Cine-Jantar, um encontro e um momento em que assumidamente se experiencia a ligação direta entre a sétima arte e os sabores italianos. Será uma oportunidade para apreciar as especialidades de conceituados chefs. O jantar, no valor de 15 euros, far-se-á mediante inscrição prévia até ao dia 17 de maio através do telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h às 18h) ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt.

«The Place» é a primeira das sessões cinematográficas agendada para as 21h de dia 18 de maio, mas a Festa do Cinema Italiano não é feita só de longas-metragens. Especialmente no sábado, dia 19 de maio, pelas 15h30, haverá um momento dedicado às curtas de autores italianos, numa amostra do que melhor se fez neste formato em 2017 e faz em 2018. Assim, «The Millionairs», «La Giornata», «Mon Amour Mon Ami» e «Bismillah» incluirão a rubrica «El Corto». No mesmo dia, pelas 17h, será exibido no grande ecrã «Botticelli – Inferno», desta feita um documentário, e pelas 21h «In Guerra Per Amore». No domingo, dia 20, às 17h, exibe-se outro documentário, «Raffaello – Il Principe Delle Arti».

A Festa do Cinema Italiano é uma oportunidade para conhecer a produção recente da cinematografia italiana, mas também para revisitar clássicos que marcaram gerações. É o caso de «Nuovo Cinema Paradiso» («Cinema Paraíso») (1988), de Giuseppe Tornatore, que o festival apresenta no âmbito da comemoração do seu 30.º aniversário, no dia 20 de maio, às 21h. E para os que sempre quiseram aprender italiano mas nunca tiveram coragem para começar, a Festa do Cinema Italiano propõe um workshop gratuito de língua e cultura italiana.