No âmbito da visita ao Algarve, no dia 18 de abril, para conhecer, in loco, as obras realizados ao abrigo do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, foi surpreendido por algumas dezenas de jovens algarvios, pertencentes a várias associações, na sede de Faro do Instituto Português do Desporto e Juventude, onde estava patente uma exposição multimédia alusiva ao 25 de Abril. Da mostra, realizada em parceria com a Associação José Afonso, faz parte «Grândola Vídeo Morena», um conjunto de oito vídeos que espelha a forma como um grupo de jovens vê o 25 de abril de 1974.


Os trabalhos no formato videoarte foram concebidos e realizados pelos alunos dos cursos profissionais de Multimédia e Comunicação do Agrupamento de Escolas João de Deus, sob a orientação do professor Rui António, e têm sido bastante elogiados por várias personalidades ligadas à Revolução dos Cravos. No final da visualização do projeto, o jovem artista vila-realense Fábio Soares, mais conhecido por «BASAP», ofereceu uma pintura ao Secretário de Estado, que não escondeu a satisfação com este gesto, tendo mesmo garantido que o quadro iria ficar pendurado, já a partir do dia seguinte, no seu gabinete. “Quando iniciei funções, há cerca de dois anos, realizei um Roteiro de Juventude por todo o país para conhecer o associativismo jovem de base local e não imaginam o que aprendi, as recordações que ainda guardo disso e a alegria que sinto por reencontrar aqui pessoas que conheci nessa iniciativa”, começou por dizer João Paulo Rebelo.


Perante uma plateia atenta, o governante reiterou o desafio aos jovens para participarem na vida coletiva e cívica de Portugal, considerando “um absoluto disparate o país desperdiçar a força que os jovens têm, a sua energia, as novas ideias que apresentam”. “Gostaria de ficar conhecido como alguém que entende, mesmo, que o tempo de ouvir os jovens já passou. Agora, queremos ter os jovens nos processos de decisão, quando discutimos programas de apoios e financiamento, quando debatemos os projetos a implementar. É algo que faz todo o sentido”, frisou o Secretário de Estado, que veio ao Algarve em «modo desporto» e, de repente, se viu rodeado de jovens. “Foi a melhor surpresa que me podiam ter feito nesta visita à região. Temos uma sociedade a dar-nos sinais de algum egoísmo, egocentrismo, de estarmos centrados em nós próprios. Nesta casa, no IPDJ, vocês têm um espírito de partilha e de participação, de construção de um mundo melhor. É certo que essa é uma frase muito repetida, mas sei que, no Algarve, vocês estão efetivamente a contribuir para construir um mundo melhor”.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina