As obras de reabilitação da Frente Ribeirinha de Olhão começam no mês de outubro, depois do Tribunal de Contas ter dado o visto necessário para o arranque da intervenção e da Sociedade Polis ter adjudicado as obras que, no entanto, só começarão depois do Verão.

A requalificação desta zona nobre da cidade, da responsabilidade da Sociedade Polis Ria Formosa, poderia começar já em abril, no entanto, como estariam a decorrer ainda durante o Verão, o Município negociou com os vários envolvidos para que a intervenção tenha início apenas em outubro, após a época alta, de modo a não prejudicar os comerciantes da zona, que ali recebem muitos milhares de turistas até ao final de setembro. “Este é um projeto que vai orgulhar todos os olhanenses e mudar a face da cidade”, classificou o presidente da Câmara Municipal, António Miguel Pina, em 2017, aquando da apresentação da profunda intervenção de reabilitação na Frente Ribeirinha.

Esta verdadeira «revolução» numa das zonas mais nobres da cidade, idealizada pela equipa da arquiteta Amélia Santos, contempla a requalificação dos jardins Patrão Joaquim Lopes e Pescador Olhanense, a zona dos Mercados Municipais e a Avenida 5 de Outubro, conferindo a toda esta zona características mais modernas, polivalentes e, sobretudo, amigas dos peões. O denominador comum do projeto de intervenção é a evocação da Ria, do mar e das tradições locais. Olhão ficará dotada de uma Frente Ribeirinha única no Algarve, moderna, mas que preserva a tradição, os valores e a alma olhanense.