No dia 24 de março, Portimão volta a aderir à «Hora do Planeta» e a juntar-se a centenas de cidades de Portugal e do resto do mundo num alerta para a problemática das alterações climáticas e proteção do meio ambiente. Entre as 20h30 e as 21h30, num gesto simbólico, serão desligadas as luzes exteriores de alguns edifícios municipais e locais públicos, designadamente dos Paços do Concelho, Museu de Portimão, Mercado da Avenida S. João de Deus, TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes e Pavilhão Gimnodesportivo. O repto é também lançado a todos os munícipes para que, durante estes 60 minutos, desliguem igualmente as luzes de casa ou da empresa onde trabalham num ato simbólico de preocupação ambiental.

Como compromisso «Para além da Hora e Eu faço se tu fizeres», o Município de Portimão investiu muito recentemente cerca de 120 mil euros para substituir as cerca de 263 luminárias de vapor de sódio localizadas na avenida Lourenço da Barrosa (V6) e na Av. Das Comunidades Lusíadas (V3) por equivalentes em LED. O investimento será pago em quatro anos pois, para além dos melhoramentos significativos na qualidade da iluminação pública, estas novas luminárias vão permitir poupar, ao ano, cerca de 30 mil euros, na fatura energética do município. 

Esta tecnologia irá diminuir ainda os custos de manutenção e assegurar uma longa vida útil das luminárias e, não menos importante, reduzir as emissões de CO2, em cerca de 114,46 Ton/ ano, minimizando ainda os desperdícios de luz.