O Município de Portimão, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil e da nova equipa de Sapadores Florestais, convida a população para ajudar, no dia 24 de março, os Sapadores Florestais, a ASPAFLOBAL, os Bombeiros de Portimão, a GNR, e demais entidades que concorrem para a Defesa da Floresta Contra Incêndios numa ação de limpeza do espaço rural. A iniciativa, que decorrerá na zona do Rasmalho, com ponto de encontro marcado para as 9h30, junto ao Hotel do Cão Algarve (Coordenadas GPS 37º13'14.4''N 8º33'02.5''W), visa sensibilizar os presentes para esta importante temática, com a participação ativa dos presentes na redução de combustível numa faixa de gestão primária que está a ser intervencionada no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Portimão.

Sendo a silvicultura preventiva uma das ações principais neste desígnio nacional, a ação incentivará à concretização de uma faixa de descontinuidade que pretende, em caso de incêndio, limitar a propagação e consequentemente os efeitos adversos em pessoas e património. Aberta à população em geral, os interessados deverão inscrever-se através do email gtf@cm-portimao.pt ou através da Linha Proteção 24 – 808 282 112. Os participantes deverão usar chapéu, luvas e roupa/calçado confortável, e trazer água potável.

Com esta iniciativa, Portimão operacionaliza, de igual forma, a sua equipa de Sapadores Florestais, resultante de um procedimento concursal que recrutou, em fevereiro, cinco Sapadores Florestais. O Município está agora dotado de uma equipa profissional, com capacidade para materializar a prevenção estrutural e operacional na área rural do concelho de Portimão ao longo de todo o ano, sustentada, então, por funcionários pertencentes ao mapa de pessoal da autarquia.