Nos dias 23, 24 e 25 de março, a cidade de Loulé é palco de mais uma edição do Festival de Contos Indígenas, uma iniciativa conjunta da Direção-Geral do Património Cultural/Museu Nacional de Arqueologia e da Câmara Municipal de Loulé/Museu Municipal de Loulé no âmbito da Exposição «LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades», patente ao público no Mosteiro dos Jerónimos. Com o objetivo de proporcionar o melhor conhecimento do património material e imaterial, este festival itinerante conta com a presença de alunos da Rede Nacional de Clubes de Arqueologia, e é um projeto já distinguido internacionalmente pelo ICOM - CECA  (Conselho Internacional de Museus, Comité de Educação e Ação Cultural).

Este ano, o festival realizar-se em Loulé, pretendendo promover o património oral da região do Algarve, destacando o tema das mouras encantadas – «As Mouras Encantadas e os Encantamentos do Algarve». Para além da realização dos workshops, terá lugar um espetáculo público, no Convento de Santo António, no dia 24, pelas 17h30, que contará com a participação de contadores de histórias profissionais e de alguns jovens que participaram nos workshops com esta temática.

Este evento, que se realiza desde 2014, conta também com a colaboração com a Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas. O primeiro festival decorreu em Vila Velha de Ródão; em 2015, no Alandroal; em 2016, em Guimarães, numa parceria com a Sociedade Martins Sarmento. No ano passado, teve lugar no Fundão.