Presidente da Região de Turismo do Algarve desde novembro de 2012, Desidério Silva anunciou a sua recandidatura ao cargo para o mandato de 2018-2023. Durante quase cinco anos e meio a liderar a entidade regional de turismo, Desidério Silva consolidou a posição do Algarve enquanto principal destino nacional, apostando na diversificação da oferta turística da região, com vista à sustentabilidade do destino durante todo o ano.

Um dos seus primeiros projetos foi elaborar um Plano de Marketing Estratégico que definiu como prioridade uma diversificação da oferta turística do Algarve, com o destino a apostar em produtos complementares como o Turismo de Natureza, onde os Passeios de Bicicletas, as Caminhadas, a Observação das Aves, o Turismo Desportivo, o Turismo Náutico a Gastronomia & Vinhos, o Touring, o Hipismo, entre outros. “É com sentimento de dever cumprido que chego ao final do meu mandato frente à Região de Turismo do Algarve. Ao longo destes cinco anos e meio, o turismo da região mudou: temos hoje uma oferta mais diversificada, de maior excelência, em que valorizamos mais os nossos recursos naturais, o nosso património cultural e as nossas tradições. E isto só foi possível graças à colaboração de todos os municípios, de todos os operadores, das entidades do sector e de todos os que colaboram com a RTA, incluindo todos os seus funcionários”, refere Desidério Silva, entendendo, porém, que este é um projeto para ser encarado a longo prazo, pelo que pretende continuar a desempenhar o seu papel no fortalecimento da imagem do Algarve enquanto destino de excelência ao nível dos maiores destinos turísticos mundiais, “sempre com vista à sua sustentabilidade, ao bem-estar dos residentes e à satisfação dos turistas que nos visitam”, sublinha.

Desidério Silva ficará sempre associado ao período em que o turismo do Algarve registou resultados records em todos os indicadores da atividade turística, numa evolução e crescimento constantes e em que a Região se afirmou como a mais importante do país. Em 2017, o Algarve ultrapassou os 19 milhões de dormidas, um aumento de 33 por cento face ao início do seu mandato. Em cinco anos, registou-se ainda um aumento de 76 por cento dos proveitos totais da hotelaria algarvia e mais 54 por cento de passageiros processados pelo Aeroporto de Faro.

A sazonalidade, um dos maiores desafios ao turismo no Algarve, tem vindo a ser esbatido de forma gradual e consistente: as dormidas em época baixa aumentaram 45 por cento entre 2012 e 2017. O Algarve está hoje entre os maiores destinos turísticos internacionais e os prémios que tem vindo a arrecadar (Melhor Destino de Praia da Europa e Melhor Destino de Golfe da Europa) são alguns exemplos do reconhecimento mundial. A estes somam-se prémios nacionais como «Marca de Confiança» e «Melhor Região de Turismo do País».

Desidério Silva destaca a excelente parceria entre a Região de Turismo do Algarve, os Municípios e as Associações Empresariais, assim como a aposta feita na Volta ao Algarve em Bicicleta, onde a transmissão televisiva para todo o mundo veio marcar a diferença. Do mesmo modo realça a aposta no Programa «365 Algarve», que procura valorizar a relação entre Turismo e Cultura, mas também enaltece a consolidação do Masters de Golfe no Algarve. 

Quanto à sua recandidatura à presidência da Região de Turismo do Algarve, terá como mandatário André Jordan, conhecido pelo seu contributo ativo para o turismo do Algarve e considerada uma das personalidades mais influentes do turismo a nível mundial. Aliás, André Jordan já foi seu mandatário no mandato em exercício para o qual foi eleito em agosto de 2013. “A minha recandidatura é pelo Algarve e na defesa do Algarve, como tem sido toda a minha intervenção cívica e pública ao longo da minha vida”.