A celebrar a sua oitava edição, o Festival Internacional de Poesia e Arte «Grito de Mulher» vem a Castro Marim, no dia 24 de março, num evento que tem lugar na Casa do Sal, pelas 10h, e que contará com vários momentos artísticos alusivos à temática anual do Festival: as mães como pilares da sociedade e guias de uma nova geração comprometida com uma vida sem violência.

«Grito de Mujer» é um festival poético-artístico organizado pelo MPI (Movimento Mujeres Poetas Internacional), nascido na República Dominicana pela escritora Jael Uribe, que consiste numa cadeia de eventos simultâneos em vários países durante o mês de março, em homenagem à mulher e contra a violência. «Por ti Mujer, Uniendo Fronteras» é o mote desta ação na Casa do Sal, numa simbiose com as características culturais deste território transfronteiriço.

O MPI lançou o repto a algumas mulheres do Baixo Guadiana para participarem ativamente no projeto e integrar a publicação que resultará desta edição, estando o mesmo desafio aberto a todos os interessados. Para além da declamação de poesia, o festival conta com alguns momentos musicais, nas vozes de Carla Sabino, Ângela Mascarenhas, Natalino Martins, Nádia Catarro e ainda a participação de «Música do Mundo de Mulheres» e da Associación FRONTEiRAS.