Foi inaugurado, no dia 23 de novembro, o Designer Outlet Algarve, situado junto ao MAR Shopping Algarve e à loja IKEA, culminando um mega empreendimento comercial que vem reforçar a competitividade da região enquanto destino de turismo de shopping. À frente do barco está o tavirense Miguel Guerreiro, com vasta experiência na indústria da moda e luxo e na gestão de ativos imobiliários e conceção de centros comerciais.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Miguel Guerreiro foi o homem escolhido pela ROS Retail Outlet Shopping para assumir o cargo de Diretor-Geral do Designer Outlet Algarve, o primeiro projeto gerido pela operadora austríaca em Portugal que foi inaugurado no passado dia 23 de novembro. Na indústria da moda e luxo há mais de 15 anos, o tavirense de 42 anos especializou-se em Gestão de Ativos Imobiliários, Conceção de Centros Comerciais, Desenvolvimento de Negócio Internacional, Modelo de Franchising, Gestão de Marca, Desenvolvimento de Produto e Finanças, tendo iniciado a sua carreira profissional com o Projeto Têxtil, responsável pela introdução de marcas como a Mango e a Tally Weijl no Algarve, mas também pela criação de novas insígnias como a ZM, Cheyenne e e victorvictoria.
Em 2012, Miguel Guerreiro assumiu o cargo de Retail Director do Grupo Azadea, no Qatar, a empresa master franchising do grupo Inditex, Salsa, Virgin Music e outras, tendo regressado à Europa, em 2016, mais concretamente a Madrid, antes do passo final para voltar ao seu Algarve para «comandar» o Designer Outlet Algarve. “Tem sido, de facto, um percurso ligado ao retail, como gestor e administrador de redes de lojas e, há 15 anos, predominavam as lojas de multimarca e os franchisings. Estar como operador direto e, mais tarde, possuir franchisings fez crescer em mim a vontade e o gosto de conhecer a indústria no seu todo. Foi isso que me levou para o Médio Oriente, onde fui diretor de retail de um grupo libanês com um turnover de dois biliões de dólares anuais, com cerca de 60 lojas no Qatar e 800 colaboradores”, conta o entrevistado.
Enquanto estava no Médio Oriente, Miguel Guerreiro observou o forte crescimento do negócio dos outlets, “um formato bastante interessante que nos dá a possibilidade de ter marcas fantásticas com preços extraordinários”, e foi estudando mais atentamente esse fenómeno. Em 2016 surge o convite para ser Senior Retail Manager em Madrid, precisamente num grupo de outlets, experiência que terá sido decisiva para ser desafiado para o projeto do Designer Outlet Algarve. “É um fechar de um ciclo das várias áreas que esta indústria possui e que faz parte também de uma estratégia pessoal. Penso que a minha leitura alargada do negócio é uma vantagem adicional para desempenhar este cargo, porque conheço muito bem as dores de todos os nossos brand partners. Estive vários anos do outro lado e entendo perfeitamente as suas necessidades”, frisa Miguel Guerreiro. “A nossa empresa tenta fazer a gestão deste ativo da melhor forma possível para valorizar o investimento realizado por nós e pelos nossos parceiros”, acrescenta.