No dia 9 de dezembro, o encanto do Natal vive-se em São Brás de Alportel com mais uma edição da «Noite Vermelha». O Largo de São Sebastião, iluminado pela Árvore de Natal gigante de 12 metros que tem por tema «Água, Fonte de Vida, um Recurso a Preservar», recebe, a partir das 15h, uma feirinha natal, com artesanato e produtos locais e com muita animação. No palco, depois das 17h, sucedem-se as participações do Rancho Folclórico «Velha Guarda», «Os Carolas-Coro dos Pais e Amigos do Pré-escolar», o Rancho Típico Sambrasense, a Banda do Exército de Salvação, a Banda Filarmónica de São Brás de Alportel e Hip-Hip – Urban Xpression. Após as 20h30, o palco da Noite Vermelha acolhe o Concerto de Natal dos Amigos do Museu do Traje de São Brás de Alportel, que conta com a participação dos grupos «Clube do Museu», com «O verdadeiro Sentido do Natal»; «Jasmim» - Grupo de Música Tradicional Ucraniana; Cantares de Cachopo «Searas de Outono» e «Veredas da Memória».
A verdadeira tradição do Natal está no comércio local, que neste dia está aberto até às 23h, «vestido a rigor» para a ocasião e com descontos que podem chegar aos 70 por cento, muitas promoções e um sorteio exclusivo (para compras realizadas neste dia) de um vale único de 500 euros em compras no Supermercado Intermarché de São Brás. O sorteio é público e realiza-se às 23h, no Largo de São Sebastião.
A «Noite Vermelha» é um evento promovido pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com a colaboração do comércio local, das associações e entidades locais e da comunidade, com o objetivo de dinamizar a economia local e incentivar a comunidade a fazer as suas compras no comércio local.