De 6 e 9 de dezembro, a Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e Juventude acolhe, numa parceria com a ADS – Associação de Designers do Sul, a quarta edição do «CRIACT», um festival que celebra a criatividade mas que é, também, um espaço de exposição, de debate e de convívio no qual  a comunidade criativa se reúne, celebra e aborda assuntos relacionados com temáticas transversais e quotidianas da nossa sociedade. O tema deste ano é «Espaço Criativo», reunindo um conjunto de convidados e atividades que permitem refletir sobre as diferentes perspetivas e formas como vemos, ocupamos, dispomos e criamos os espaços que nos rodeiam.


O dia inaugural serviu para dar a conhecer, essencialmente, as exposições patentes nos vários locais do IPDJ de Faro, designadamente a coletiva de ilustração «Espaço», a Flamingart e o Bioco Social, seguindo-se um momento de Jazz com Manuela Lopes e suas alunas. Do programa dos dias seguintes constam, no dia 7, oficinas experimentais, uma palestra sobre «Mercado de Trabalho, e Agora?» e uma mostra de cinema com «Murmures de Murs», de João Alexandrino aka JAS, e «Free Spaces», de Ina Ivanceanu. O feriado, 8 de dezembro, será preenchido por oficinas experimentais de cana, cerâmica e origami, a Tertúlia «Espaço Criativo», um Encontro de Criativos e mais uma mostra de cinema, desta feita com «Urban Tides», de Simone Eleveld e «H2T», de Fabio Petronili. O derradeiro dia contemplará a peça infantil «Um conto de pernas pró ar», pela Casa da Cultura de Loulé, a Tertúlia «Ser Espaço», um concerto com «Pura Cura» e um live set com o DJ Trinchax.


No ato inaugural participou Carlos Baia, Vereador da Câmara Municipal de Faro, que começou por recordar a intenção de Faro ser Capital Europeia da Cultura em 2027. “Há um longo caminho a percorrer e que só será bem-sucedido se conseguirmos ter massa crítica, se efetivamente conseguirmos mostrar que temos um conjunto de agentes e atores que são merecedores dessa confiança. Reunir criativos de Faro e de outros pontos do Algarve é importante para percebermos os trabalhos que são desenvolvidos por eles e quais as suas necessidades”, referiu o autarca. Carlos Baia revelou, igualmente, o desejo da Câmara Municipal de Faro dinamizar incubadoras de empresas no concelho, sejam de base tecnológica ou de vertentes mais culturais. “A arte, a criatividade, a multimédia, ligam muito bem com as tecnologias atuais de comunicação e permitem ligar o tradicional ao moderno”, justificou.



Satisfeito com a realização de mais um evento de grande dinamismo na sede do IPDJ de Faro estava o Diretor Regional da entidade, até por ser promovido por uma associação de jovens. “O nosso sonho é ver esta casa com vida, ver os dirigentes associativos a tomarem conta disto, e nós sermos apenas uns facilitadores. Não podemos ser um travão para as ideias dos jovens”, defendeu Custódio Moreno. “A ADS está sedeada nestas instalações há cerca de dois meses e, neste curto espaço de tempo, organizou-se esta grande partilha de conhecimentos. Aliás, estão seis associações alojadas no primeiro andar deste edifício e, em 2018, queremos acolher ainda mais para promover as suas oficinas criativas, as suas atividades, as suas iniciativas. Todos os jovens são diferentes, mas devem ter todos as mesmas oportunidades”, sublinhou.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina