A abertura da quadra natalícia faz-se, em São Brás de Alportel, com o Mercadinho Solidário, que ocorre, no Mercado Municipal, no dia 19 de novembro, entre as 10h e as 17h. Será uma montra do que de melhor se faz no Algarve em termos sociais, aliando-se a vertente solidária à animação e à arte, num evento para toda a família.
A iniciativa, promovida anualmente pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel e pela Rede Social de São Brás de Alportel, conta com o apoio e participação de três dezenas de instituições locais e regionais de índole social. É de entrada gratuita, mas todos os visitantes são convidados a contribuir com bens de higiene pessoal e de limpeza, que serão posteriormente distribuídos na Loja Social às famílias que mais precisam. Os visitantes terão oportunidade de conhecer o trabalho realizado pelas várias instituições presentes e até adquirir algumas prendas de Natal por elas produzidas, com a dedicação de quem trabalha todos os dias em prol da comunidade.
Nesta edição, o Mercadinho alia a solidariedade à arte através da exposição «Arte Solidária», que contará com pinturas de Jeannette Peucherin e de Telma Ramires, fotografias de Natacha Nowack e arte em azulejos criados por Sílvia Serina. Os visitantes podem ainda participar na ação de solidariedade a favor dos animais abandonados ou contribuir para a defesa do ambiente mediante a deposição no Eletrão de eletrodomésticos ou artigos elétricos que já não funcionam. A reciclagem destes aparelhos reverte a favor dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel.
O palco do Mercadinho Solidário vai contar com a atuação do grupo Jasmim (Amigos do Museu), a dramatização «O S. Martinho», pela Associação SãoBrazArte, uma aula de Zumba, a atuação da Banda do Exército de Salvação, a atuação do grupo de dança Moving Stars, uma demonstração de capoeira pelo grupo de Muzenza/Projeto Cria+ e as atuações dos professores de música da Associação JECART e do Grupo de Canto Coral Popular da Universidade Sénior de São Brás de Alportel.