Tavira assinala a Semana da Diabetes, com a sessão de abertura a ter lugar, no dia 14 de novembro, pelas 9h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, seguida da apresentação «Olhar para o Futuro- Projeto Comunitário Viver Bem com a Diabetes». Pelas 10h, no Mercado da Ribeira, Jorge Botelho, Presidente da Câmara Municipal de Tavira e padrinho do evento, procede ao corte inaugural da fita azul.
O programa do evento contempla a dinamização de atividades com alunos dos estabelecimentos escolares, designadamente, hip hop kids com a professora Joana Baltazar, largada de balões azuis, círculo humano unidos pela diabetes e criação de mural da saúde com as crianças. No período da tarde, pelas 14h, no mesmo local, decorre a ação «Prevenir… é o melhor remédio para a diabetes!» destinada à população adulta e sénior. A iniciativa integra rastreios por profissionais de saúde certificados. A celebração encerra, pelas 15h, com a atuação do Grupo de Cantares «Lado a Lado». No dia 15, às 14h, realiza-se, no auditório do Clube de Tavira, em parceria com a Junta de Freguesia de Tavira, a iniciativa «Lado a Lado com a Diabetes», seguida da atuação de «Avós em movimento».
Esta data é celebrada desde 2011 e visa sensibilizar e consciencializar a população para a prevenção e controlo da doença, assim como promover a cidadania saudável. O aumento acentuado da prevalência da diabetes é preocupante, em Portugal e no mundo, pelo que importa unir esforços na luta contra a sua expansão e reduzir os danos morais, físicos e económicos associados a esta patologia.
A Semana da Diabetes de Tavira 2017 é uma organização da Unidade de Cuidados na Comunidade Talabriga (integrada no Aces Algarve III Sotavento da ARS Algarve, I.P.) em parceria com a Câmara Municipal de Tavira. A UCC Talabriga desenvolve diversos projetos comunitários como a «Literacia em Saúde» e «Viver com a Diabetes», que engloba a Semana da Diabetes, nomeadamente através da realização de várias ações comunitárias de prevenção e controlo da doença.