A Câmara Municipal de Silves vai assinalar, a 30 de novembro, o Dia Mundial de Luta Contra a Sida através do desenvolvimento de diversas iniciativas que envolverão toda a comunidade e as escolas do concelho. O programa inicia-se às 10h, na Escola Secundária de Silves, com a realização de uma dinâmica de Teatro-Fórum sobre o Vírus VIH-Sida e outras IST´S, pela Turma de Artes do Espetáculo – Interpretação, da E.B.S da Bemposta.
Segue-se uma ação de sensibilização dirigida à comunidade escolar sobre o impacto da problemática do Vírus VIH-SIDA e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis – IST´S nos jovens, dinamizada pela Equipa Técnica Especializada de Redução de Danos da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências – DICAD da ARS Algarve, e pela Equipa de Saúde Escolar do Centro de Saúde de Silves. A encerrar a manhã será realizado um debate aberto, com esclarecimento de dúvidas, a cargo dos intervenientes e distribuído material informativo/preventivo, cedido pelo Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce do VIH/SIDA – CAD de Faro.
Durante a tarde, entre as 14h e as 16h, decorrerão rastreios gratuitos do vírus HIV-SIDA, pela Equipa Técnica Especializada de Redução de Danos da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências – DICAD da ARS Algarve. Dirigidos a maiores de 18 anos, os rastreios são abertos a toda a comunidade. A tarde contemplará ainda um serviço de esclarecimento sobre Vírus VIH-SIDA e a distribuição de material divulgativo/preventivo.