O Dia Mundial da Diabetes (14 de novembro) vai ser assinalado em São Brás de Alportel com um conjunto de iniciativas de sensibilização e informação sobre esta doença que, segundo o relatório do Observatório Nacional da Diabetes, em 2015 afetava já mais de um milhão de portugueses com idades compreendidas entre os 20 e 79 anos. Consciente do impacto que esta doença tem na vida das pessoas afetadas e da necessidade de quebrar alguns tabus e de informar para incentivar boas práticas ao nível do desporto e da alimentação, no sentido de lhes promover maior bem-estar e qualidade de vida, a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados do Centro de Saúde de São Brás de Alportel preparou um programa que incluirá sessões informativas sobre a nutrição e a diabetes. As ações terão lugar no dia 13 de novembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, pelas 9h30 e pelas 14h, com iguais conteúdos, de modo a abranger mais público.
O primeiro painel da sessão será apresentado por Odete Cordeiro e Bruno Monteiro, sobre o tema «O ABC da Diabetes», enquanto o segundo painel, apresentado por Teresa Sancho, coordenadora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, do Departamento de Saúde Pública e Planeamento da Administração Regional de Saúde do Algarve, versará sobre «Nutrição na Diabetes». A participação é gratuita mas a inscrição é obrigatória e deve ser realizada no Centro de Saúde de São Brás de Alportel.
Para dia 14 de novembro está marcada uma caminhada temática que pretende promover os bons hábitos de saúde e a prevenção da diabetes. A iniciativa começa às 15h30, com ponto de partida no Centro de Saúde. Este programa de atividades conta com o apoio do Município de São Brás de Alportel no âmbito do seu trabalho na área da promoção da saúde e prevenção da doença.