Realiza-se, no dia 21 de novembro, pelas 15h, no auditório do Centro Autárquico de Quarteira, uma sessão de esclarecimento e divulgação sobre os apoios financeiros comunitários para projetos de investimento que decorram no território do Grupo de Ação Local (GAL) de Pesca do Sotavento Algarvio. Durante esta sessão será apresentado o Regime de Apoio à Execução das Estratégias de Desenvolvimento Local de Base Comunitária do Programa Operacional Mar 2020 e o Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego.
O território de intervenção deste GAL engloba as zonas costeiras e ribeirinhas dos concelhos do Sotavento do Algarve e tem como objetivos estratégicos promover e valorizar a competitividade das atividades do Cluster Mar do Sotavento; promover a empregabilidade da população do território de intervenção; promover a sustentabilidade e valorização do património natural e cultural da Ria Formosa e do Estuário do Guadiana; e dinamizar a cooperação e animação do território. Tendo como parceiro gestor o município de Olhão, este GAL é constituído ainda pelos municípios de Loulé, Faro, Tavira, Vila Real de Santo António, Castro Marim e Alcoutim e muitas outras entidades da região ligadas ao setor das pescas.
A dotação orçamental afeta ao GAL Pesca do Sotavento, com vista à execução da Estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária Costeira para o período 2014 a 2020, é de três milhões, 306 mil e 42 euros. Tendo em conta esta estratégia e as características do território de intervenção no que respeita a dinâmicas de desenvolvimento económico e de empreendedorismo, espera-se atingir resultados nos seguintes domínios: criação de novas empresas, criação de emprego, desenvolvimento e diversificação de atividades de empresas existentes e aumento das aplicações económico - produtivas associadas aos resultados de projetos de investigação.