A Odiana, no âmbito do projeto «Choose our Food», organizou, no dia 17 de novembro, em parceria com a Universidade do Algarve/CRIA - Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, uma visita aos Laboratórios MeditBio, nos polos da Penha e Gambelas. A iniciativa pretendeu promover a partilha de conhecimentos entre investigadores e os produtores dos Territórios do Baixo Guadiana, a disseminação de boas práticas e o constante fomento de novos projetos de investigação.
O dia foi bastante preenchido para os oito produtores que partiram do Baixo Guadiana rumo à Universidade do Algarve em Faro. Entre os produtos representados constaram os frutos secos, hortícolas, plantas aromáticas, enchidos, olivicultura e o mel. Logo pela manhã decorreu a visita às instalações dos Laboratórios MeditBio - Departamento de Engenharia Alimentar, Campus da Penha, nomeadamente aos Laboratórios de Enologia; Processamento de Alimentos e Análise Sensorial; Química e Alimentos Funcionais/Nutracêuticos; Laboratório de Segurança Alimentar e Microbiologia. Aqui houve oportunidade dos produtores conhecerem as infraestruturas, maquinarias, equipamentos, metodologias, produtos inovadores e até visitar os Gabinetes de Provas de produtos lançados na Universidade.
A visita prosseguiu para Gambelas, onde os produtores tiveram oportunidade de visitar os Laboratórios de Pós-Colheita, Nutrição Vegetal, Produtos Naturais e de Biotecnologia Vegetal. Houve ainda tempo para efetuar a visita ao Horto, Complexo de Estufas, uma Unidade Pedagógica e de Investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia com cerca de um hectare com equipamentos de apoio aos cursos e a programas de investigação, integrando áreas de experimentação/ ensino e um complexo de oito estufas. Na parte da tarde, a visita foi à empresa «Dias de Aromas», projeto que surgiu em 2013 e que se dedica à produção de plantas medicinais e condimentares, tendo a sua exploração agrícolas no Cerro do Monteiro – Murta no Concelho de Faro, que conserva algumas espécies autóctones de ervas aromáticas, características do Algarve.
Esta visita foi uma das várias atividades que a Odiana tem em carteira no âmbito do projeto «Choose our Food», o qual pretende qualificar, valorizar e promover o património de saberes e sabores ancestrais. Recorde que o projeto «Choose our Food» pretende maximizar o potencial dos recursos naturais e produtos regionais do território de Baixa Densidade do Baixo Guadiana. O projeto é promovido pela Odiana e surge através de candidatura ao SIAC (Sistema de Apoio a Ações Coletivas), PO CRESC Algarve 2020 – Qualificação – Baixa Densidade cofinanciado pelo Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER.