É inaugurado, a 16 de novembro, em Portimão, o maior certame filatélico realizado este ano em Portugal, designadamente a XXVI Exposição Filatélica Nacional «Portimão 2017» e a «Algarpex/2017 – Exposição Filatélica do Algarve». De entrada livre, o certame é organizado pela Associação Filatélica Alentejo-Algarve e conta com o patrocínio dos Correios de Portugal, da Federação Portuguesa de Filatelia e da Câmara Municipal de Portimão, acontecendo no Portimão Arena, no Parque de Exposições e Feiras de Portimão.
A XXVI Exposição Filatélica Nacional, evento filatélico competitivo, reúne cerca de 400 quadros expositores, 90 coleções de 60 filatelistas portugueses. Já a Algarpex 2017, certame participativo, reúne, em cerca de 200 quadros, coleções de filatelistas residentes e nascidos no Algarve. Para apreciar as participações desta exposição e atribuir as respetivas medalhas de ouro, vermeil, prata e bronze, a Federação Portuguesa de Filatelia nomeou um conjunto de sete filatelistas como jurados do certame: António Cristóvão, Nuno Cardoso, Raul Leitão, João Soeiro, Eduardo de Sousa e José Manuel Pereira. Este ano irão estar presentes cerca de 150 metros quadrados de superfície de selos, ou seja, 2400 selos.
Paralelamente aos certames, e nos dias 18 e 19 de novembro, vai decorrer, também no Portimão Arena, a FICA - Feira Internacional de Colecionismo, em que participam comerciantes de diversos países europeus. No recinto do certame estarão presentes stands de vários clubes e associações de filatelistas do País, além dos stands dos CTT, da organização e da Federação Portuguesa de Filatelia. Para assinalar este grande evento filatélico, os Correios de Portugal vão criar quatro Carimbos Comemorativos, um para cada dia da exposição. No dia 16 novembro é o carimbo do Dia do Mar, no dia 17 é o carimbo do Dia do Museu, no dia 18 é o carimbo do Dia da Conserva e no último dia, 19 de novembro é o carimbo do Dia da Operária Conserveira. Estes selos são dedicados ao tema da Pesca e são uma homenagem ao Museu de Portimão.
No dia 17 de novembro, sexta-feira, irão ter lugar visitas guiadas à exposição por cerca de 500 alunos das escolas de Portimão. No dia 18 de novembro, pelas 16h, decorrerá uma Palestra no Auditório do Portimão Arena subordinada ao tema «Cancro - A Comunicação através da Filatelia», por Carlos Freire de Oliveira da Universidade de Coimbra, a convite da Secção Filatélica do Lions Clube Portimão.