A Igreja Matriz de Boliqueime acolhe o próximo concerto do Festival de Órgão do Algarve, na sexta-feira, 17 de novembro, com a participação de Daniel Oliveira (órgão) e Alexêi Tolpygo (violino barroco).
Daniel Oliveira é licenciado em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa e em Órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa (sob orientação de João Vaz). Frequenta atualmente o curso superior de cravo, na Escola Superior de Música de Lisboa, sob orientação de Ana Mafalda de Castro. Estudou órgão, cravo e música de conjunto com diversas personalidades, tais como L.F.Tagliavini, G. Uriol, Javier Artigas, Ketil Haugsand, Jacques Ogg, Peter Holtslag, Rainer Ziperling, K. Olesen e G. Barber.
Tem atuado com diversos grupos de referência, entre os quais a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Sinfónica Juvenil. Tem actuado em Portugal, Espanha e França. É organista titular da Igreja Matriz de Oeiras e da Igreja da Misericórdia em Torres Vedras.
Alexêi Tolpygo nasceu em Moscovo, numa família de músicos, e começou a tocar violino aos cinco anos de idade. Ingressou no Instituto Superior de Música e Pedagogia de Gnessin, onde obteve o Diploma de Licenciatura em 1990. Integrou a Orquestra Filarmónica de Moscovo e colaborou com a Soviet Festival Orquestra e a State Chamber Orquestra. Com estas formações, atuou em mais de 30 países. Integra o Moscow Piano Quartet que, em 1993, veio residir para Portugal e tem efetuado diversos concertos no país e no estrangeiro.
Em 1996 integrou, como violinista, a Orquestra Metropolitana de Lisboa. Colaborou com a Orquestra Nacional do Porto e em diversos projetos da OrchestrUtopica. De 2007 a 2009, trabalhou com a Orquestra Nacional Russa sob a direção do maestro Mikhail Pletnyóv. Colaborou nesse período com o Brahms Trio, com o qual se apresentou em vários concertos internacionais, tendo ainda gravado um CD. Regressou a Portugal na temporada 2009/10, retomando o seu lugar na Orquestra Metropolitana de Lisboa.
No programa de concerto serão apresentadas obras predominantemente italianas e na forma de sonatas, adaptadas a este duo instrumental. O concerto seguinte na Igreja Matriz de Boliqueime tem lugar a 24 de novembro, com o organista André Ferreira. Todos os concertos realizam-se às 21h30 e são de entrada livre.