No âmbito dos «Dias Abertos do Loulé Design Lab» foi celebrado um protocolo entre a Câmara Municipal de Loulé e o IKEA Portugal que tem em vista apoiar a criação, em Loulé, de um polo de criatividade, aliando o trabalho de designers ao dos artesãos tradicionais e dinamizando o empreendedorismo local.
Numa altura em que já se encontra em funcionamento o «Loulé Design Lab» e estando prevista, a médio prazo, o arranque do ECOA, que irá constituir-se como um Espaço de Competências de Artes e Ofícios no edifício do Palácio Gama Lobos, o gigante do mobiliário sueco irá associar-se a estas ações com todo o seu know how internacional na área do design, numa ação integrada que terá também a Universidade do Algarve como parceiro. “Loulé está aqui a apresentar-se publicamente como uma cidade que tem um caminho a percorrer, selecionou um projeto para o seu futuro que passa pelas indústrias criativas, por reabilitar as nossas atividades criativas tradicionais, que se materializam na atividade do artesanato, juntando-lhe contemporaneidade, podendo tirar algum partido económico desta atividade”, considerou o presidente da Autarquia, Vítor Aleixo, acreditando que o IKEA, recém-chegado ao Algarve e ao Concelho de Loulé em particular, “poderá trazer a sua experiência internacional para enriquecer este projeto”.


Da parte do IKEA, Cláudia Domingues falou das razões que unem a empresa nórdica a este projeto algarvio: a ligação ao design e criatividade, o trabalhar sempre para melhorar e também o facto de espaço de cocriação. “Chegámos há pouco tempo ao Algarve e queremos estar mais ligados ao dia-a-dia da região. Por outro lado, a perfeita harmonia com os valores da nossa empresa fez com que estivéssemos obviamente disponíveis. Podemos transmitir um pouco do nosso know how, trazer aqui convidados que possam ajudar a pensar de outra forma e trazer um pouco da inspiração de fora”, reafirmou esta responsável.
Sob o «chapéu» do «Loulé Criativo», o «Loulé Design Lab» é um laboratório de criação, investigação e experimentação onde são disponibilizadas condições para a formação e fixação de uma comunidade criativa, com o design como eixo de ação, com forte ligação à cultura local e em rede global com outras instituições e projetos de referência. As principais linhas programáticas deste espaço são o acolhimento e a incubação de criadores em espaços de coworking, oficinas partilhadas e showroom; a promoção de projetos de investigação aplicada à produção local; um laboratório de criação e desenvolvimento de produtos; uma rede de oficinas parceiras e uma programação regular com residências artísticas, workshops, conferências e exposições.


De acordo com Henrique Ralheta, coordenador do «Loulé Design Lab», um dos objetivos do projeto é “possibilitar que o design preste o seu apoio como motor da economia, mas também como estrutura que dê apoio aos artesãos, ajudando-os a posicionarem-se para o futuro”. Neste momento encontram-se incubados no «Loulé Design Lab» 10 projetos com 14 pessoas residentes e ainda quatro projetos de utilizadores pontuais que têm a possibilidade de usar algumas das valências do espaço e os serviços prestados. O espaço está ainda aberto a qualquer pessoa da comunidade que poderá utilizar as instalações e ferramentas com os seus próprios materiais.
O «Loulé Design Lab» tem vários outros projetos em curso e, em termos de programação, pretende-se lançar brevemente as «Conversas às Sextas-Feiras», que terão como intervenientes não só os residentes mas também convidados nacionais e internacionais. Exposições, workshops, conferências e a criação de uma bienal ligada ao design são outras das ações que terão no IKEA um parceiro privilegiado, seja em termos de coordenação ou comunicação e divulgação dos projetos. IKEA que, de resto, dotou todo o espaço do «Loulé Design Lab» com mobiliário do seu catálogo.