Com o intuito de arrecadar fundos para ajudar as vítimas dos incêndios florestais que assolaram o país nos últimos tempos, a União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta vai levar a efeito, de 17 a 20 de novembro, o evento «Moncarapacho Solidário», em parceria com a Associação Cultural Souarte.
Com entrada livre, a iniciativa começa, no dia 17 de novembro, com um concerto na Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça, às 19h, em Moncarapacho, com contribuições monetárias ao critério de cada espetador. Martin Luke (precursão), Martin Teutscher (sax), Miguel Martins (baixo), Luís Fialho (guitarra) e Paula Rocha (piano) compõem o quinteto que tocará música de fusão, da clássica ao jazz.
De sábado a segunda-feira, entre as 15h e as 20h, o Pavilhão de Eventos (no Largo do Mercado Mensal) acolherá a 1.º MacMon – Mostra de Arte Contemporânea de Moncarapacho, com exposição e venda de obras de arte de diversos artistas da região. Estarão expostas obras de pintura, desenho e escultura e, no dia 19 de novembro, a partir das 18h, realiza-se um leilão das peças oferecidas pelos artistas, cuja receita será destinada a apoiar as famílias afetadas pelos incêndios florestais.
Os fundos apurados no «Moncarapacho Solidário» serão depositados pela União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta numa conta solidária da Federação Portuguesa de Futebol, destinada à construção/reconstrução de casas de primeira habitação de famílias carenciadas afetadas pelos incêndios deste Verão.