Em novembro, a Beta Talk Portimão estará de regresso ao espaço habitual do Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão para uma conversa inspiradora com duas mulheres, Mara Santos da «100% Happy - A Laranja Algarvia», e Sofia Costa Rocha da «Companhia das Cestas», convidadas a partilhar como é que a laranja e a empreita algarvia estão cada vez mais cool e inspiram a criação de novos negócios onde a inovação e a criatividade marcam a diferença, atraindo novos públicos e acompanhando as tendências do mercado.
Mara Santos, cofundadora da «100% Happy - A Laranja Algarvia» tem 36 anos, é natural de Portimão, cresceu em Silves e desde 2000 que mora em Loulé, onde tirou o curso de Psicologia. Durante nove anos trabalhou como técnica de intervenção local no PIEF em Faro e todos os seus projetos e ambições profissionais estiveram sempre relacionados com a psicologia e com a área social. Há quatro anos, a necessidade de dar apoio familiar levou-a a uma mudança radical. Começou a trabalhar na empresa de citrinos da família e foi desenvolvendo o gosto pela laranja e outros citrinos que sempre fizeram parte da sua vida mas que, até então, não tinham conquistado a sua especial atenção.
Com a amiga Miriam Ferreira surgiu a vontade de criar algo e daí à ideia de criar um quiosque de laranjas foi um pequeno passo, uma vez que ambas tinham crescido no meio de laranjas. Em setembro de 2016 começaram a esboçar ideias, pesquisas, reuniões com a «Kiosquestreetfood» e, em 28 de abril, a «100% Happy - A Laranja Algarvia» estava na rua. Desde então não tem parado de circular pelo Algarve, marcando presença em vários eventos promovidos na região, numa aposta clara no que é algarvio: água de Monchique (Chic), gin tangerine; licor de laranja (larangia), cerveja de laranja e na laranja nas mais diversas formas, seja com chocolate quente, água de canela e laranja, laranja na doçaria e todo uma nova forma de consumir um produto bem algarvio, a laranja.
Sofia Costa Rocha, cofundadora da «Companhia das Cestas», tem 27 anos de idade, é natural de Faro e tirou o curso de Fotografia e Cultura Visual no IADE e mestrado em Branding e design de moda numa parceria IADE / UBI Universidade da Beira Interior. Uma viagem à Turquia com a mãe, Beatriz Costa, despertou nas duas uma grande noção de património cultural e decidiram desenvolver uma ideia de negócio relacionada com a cultura portuguesa, sendo que, a viverem no Algarve, a escolha recaiu no artesanato da região.
No Verão de 2013 nasce a «Companhia das Cestas», uma marca que vem recuperar a arte das cestas de empreita, transformando-as em acessórios de moda modernos e práticos. As cestas produzidas por artesãos algarvios são posteriormente personalizadas e decoradas pelas mãos de mãe e filha, ganhando um cunho inovador e mais cool. Com vendas sobretudo através da presença online, atualmente a marca exporta para toda a Europa e para países como Tailândia, EUA, Dinamarca e China, sendo que 60 por cento da sua produção tem como destino a exportação. Oprah Winfrey, Michelle Obama e Victoria Beckham são algumas das celebridades que já passeiam a tradicional empreita algarvia pelo mundo fora. Em breve a vontade de ter uma loja própria será uma realidade no Algarve, continuando a apostar na qualidade dos seus produtos e a receber propostas de parceria com empresas de acessórios de moda.