O município de Lagoa associou-se pelo quarto ano consecutivo às comemorações do Dia Europeu do Enoturismo, promovido pela Rede Europeia de Cidades do Vinho (RECEVIN), em parceria com a Associação dos Municípios Portugueses do vinho e municípios associados. Deste modo, no dia 4 de novembro, a comissão de trabalho dedicada ao vinho do Município de Lagoa, acompanhada pela comunicação social, produtores e hoteleiros do concelho, visitou o recente projeto da «Quinta dos Arcos».
O projeto empresarial é conduzido por uma família sul-africana de ascendência portuguesa que decidiu investir cerca de quatro milhões de euros no coração do concelho de Lagoa, num conceito que juntará turismo, produção de cerveja artesanal e vinho, numa propriedade com cerca de oito hectares. O projeto foi criado de raiz e de arquitetura de traça inspirada nos conventos algarvios, com claustros e grandes arcos luminosos, respeitando no seu todo a cultura e tradição portuguesa.
A família dos Santos, acompanhada do seu consultor na área da vinha, apresentou o projeto, conduzindo, de seguida, os participantes numa agradável visita às diversas instalações da quinta, nomeadamente à adega e cave, loja (para além de produtos próprios da Quinta, vão estar disponíveis trabalhos de artesãos locais), «fábrica» de cerveja e o tapas bar (que tem capacidade para receber cerca de 100 pessoas, e onde se podem consumir os petiscos típicos portugueses). Após a visita, foi proporcionada uma prova de cerveja artesanal e uma prova de vinhos, acompanhada por tapas tradicionais (queijos, enchidos, frutos secos).