O Instituto Português do Desporto e Juventude promoveu, no dia 14 de novembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, uma sessão de apresentação da segunda edição do programa «Empreende Já – Rede de Perceção e Gestão de Negócios (EJÁ)», que visa apoiar jovens dos 18 aos 29 anos a criar o seu projeto e emprego. A sessão foi dinamizada pela delegação de Faro do Instituto com a colaboração do Gabinete do Empreendedor da Câmara Municipal.
O programa tem como objetivos promover uma cultura empreendedora centrada na criatividade e na inovação, através do apoio ao desenvolvimento de projetos que visem a constituição de empresas ou de entidades da economia social, apoiar a capacitação de jovens através da formação e do aumento dos seus níveis de empregabilidade e a criação de postos de trabalho por e para os jovens que integrem este programa. A primeira fase do programa tem a duração de seis meses, decorre entre março e agosto de 2018, e é dedicada à criação e desenvolvimento das ideias/projetos. Durante este período, os jovens participantes vão ter 250 horas de formação, 30 horas de tutoria, uma bolsa mensal de 695 euros e seguro de acidentes pessoais. A segunda fase arranca após a conclusão da primeira fase e consiste num período de dois anos em que os jovens envolvidos nos projetos selecionados contarão com um apoio de 10 mil euros para concretizarem o seu projeto.
Podem concorrer a este programa jovens dos 18 aos 29 anos, que tenham completado a escolaridade obrigatória, que não estejam a trabalhar, nem a estudar ou em formação. Os candidatos devem ainda comprovar que têm a sua situação contributiva e tributária regularizada, estar inscritos nos serviços de emprego e não podem estar a beneficiar de apoios concedidos ao abrigo de outras medidas no âmbito da Garantia para a Juventude. O período de candidaturas está em vigor até 30 de novembro.
A iniciativa contou com a presença do delegado regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, Custódio Moreno, do diretor adjunto do Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro, António Palma, do Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro, e da Vice-Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Marlene Guerreiro.