Foi aberto o concurso público, no dia 8 de novembro, para a construção da nova ponte para a Praia de Faro, depois do Tribunal de Contas ter confirmado a autorização do modelo de financiamento da construção da infraestrutura. Ficou também automaticamente aprovado o protocolo de cooperação técnica e financeira entre o Município de Faro e a Sociedade Polis Litoral Ria Formosa S. A. (Polis), promotora de concurso.
Cabe agora ao Município de Faro transferir para a POLIS a verba de 561 mil euros, que corresponde a cerca de 20 por cento do investimento total. Esta foi a solução encontrada pela autarquia farense para viabilizar uma importante infraestrutura depois de, em setembro de 2016, ela ter ficado em perigo face à inexistência de verba no Ministério do Ambiente para a sua conclusão. Recorde-se que, já em 2009, a autarquia tinha comparticipado o investimento com a colocação de cerca de 900 mil euros no capital social da sociedade.
A execução deste melhoramento fundamental nos acessos à Ilha de Faro vem complementar todas as obras que já haviam sido desbloqueadas no decurso do último mandato, como o passadiço, a nova via rodoviária e o parque de estacionamento exterior à praia. Posteriormente, a gestão e manutenção da infraestrutura ficarão a cargo do Município.