As iniciativas European Vocational Skills Week, Semana de Ciência e Tecnologia, da Robótica e da Aprendizagem ao Longo da Vida coincidem, este ano, entre 20 e 26 de novembro. No Algarve, um grupo alargado de parceiros decidiu realizar uma abordagem conjunta a todos estes temas e acrescentar-lhes energia e entusiasmo com um calendário comum de iniciativas, na senda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Esta parceria público-privada junta o Centro Europe Direct, localizado na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR-Algarve), os Centros de Ciência Viva Algarve (Faro), Lagos e Tavira, a Universidade do Algarve, a Agência Portuguesa de Ambiente, através da Administração Regional Hidrográfica do Algarve, o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a rede EURES, a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, a Direção de Serviços da Região do Algarve da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, a rede MOVE e a Altice e organiza cerca de 20 eventos ao longo de toda a semana com outros tantos parceiros locais: divulgação científica, competências linguísticas, competências digitais, ações de capacitação diversas, soft skills, hard skills, entre outros.
A primeira European Vocational Skills Week realizou-se em 2016, com eventos em Bruxelas e centenas de atividades nos Estados Membros, EFTA e países candidatos da EU, organizados a nível nacional, regional e local. Segundo a Comissão Europeia, “na sociedade de hoje é imperativo que todas as pessoas disponham de um vasto conjunto de aptidões, conhecimentos e competências, incluindo níveis suficientes de literacia, numeracia e competências digitais que lhes permitam realizar todas as suas potencialidades, desempenhar um papel ativo na sociedade e assumir as suas responsabilidades sociais e cívicas”.
Em simultâneo, a Rede de Serviços Públicos de Emprego Europeus, da qual o IEFP faz parte, assinala, entre os dias 13 e 24 de novembro, a segunda edição dos Dias Europeus do Empregador, com atividades a decorrer ao nível europeu e nacional. O IEFP associa-se, novamente, a esta importante iniciativa que visa construir e reforçar parcerias com os empregadores nacionais, e divulgar a oferta do Serviço Público de Emprego. Ao longo de duas semanas, por todo o país, atividades de índole diversa, dinamizadas pelos Serviços de Emprego e Formação Profissional do IEFP, marcam esta iniciativa e, permitem às entidades empregadoras conhecer melhor a oferta de serviços e instalações. O objetivo é debater matérias relacionadas com o mercado de trabalho, testemunhar o sucesso dos ex-formandos, conhecer boas práticas na área da reabilitação, participar em workshops temáticos, Seminários e Conferências, visando a troca de ideias sobre as atuais dinâmicas da empregabilidade.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), celebrada desde 2004, convida instituições científicas, universidades, escolas e museus a abrir portas, proporcionando ao público oportunidades de observação científica e de contacto pessoal com especialistas de diferentes áreas do conhecimento, enaltecendo o papel da ciência, motivando para a investigação científica, reforçando a necessidade do espírito crítico e atitude inovadora. A Semana Europeia da Robótica põe a ênfase na sua importância para as regiões europeias e estão preparados mais de mil eventos por toda a Europa para ligar o púbico, as empresas e os investigadores. A European Robotics Week 2017, de 17 a 27 novembro inclui open days por empresas e laboratórios de investigação, visitas a escolas, palestras dadas por peritos e competições de robots.
A Semana da Aprendizagem ao Longo da Vida, que este ano vai coincidir pela primeira vez com a Semana Europeia de Lifelong Learning - LLLWeek2017, visa contribuir para o debate e partilha de conhecimento afetos a políticas e práticas de aprendizagem ao longo da vida (ALV) em Portugal, objetivos que se encontram também com os da Semana Europeia das Vocational Skills. Esta semana é dinamizada pela associação «O Direito de Aprender», em parceria com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP)