No dia 12 de novembro houve mais um showcooking «Choose our Food» da responsabilidade da Associação Odiana, desta feita no Pavilhão Municipal de Martim Longo e inserida na X Feira da Perdiz e nas III Jornada Técnicas «Concelho de Alcoutim – Capital do Figo da Índia». Vítor Ramos, Mestre Chefe de Pastelaria do Hilton Vilamoura «As Cascatas Golf Resort & Spa», e Rui Conqueiro foram os chefes que promoveram este produto e confecionaram a sobremesa «Sabores e Aromas de Figo da Índia e suas texturas».
Desmistificando e sugerindo já o empratamento - creme de figo verde, mousse de figo-amarelo e, no topo, couli de figo vermelho – a delícia encantou os presentes e os mais gulosos com um produto tradicional confecionado de forma criativa e inovadora. Uma iguaria que constou na carta de sobremesas do Hilton Vilamoura durante um mês, alcançando muita aceitação por parte dos clientes.
A iniciativa da Odiana/Município de Alcoutim teve por objetivo qualificar, valorizar e promover o património de saberes ancestrais e sabores tão ricos, centrados sobretudo nas potencialidades dos territórios de baixas densidades. Outra meta é gerar turismo associado ao nicho de mercado agroalimentar. Para além disso, os showcooking realizados pretendem atuar também na sensibilização da comunidade para a utilização de produtos tradicionais e locais, de modo a fomentar o consumo de produtos endógenos.
O projeto «Choose our Food» é promovido pela Odiana e surge através de candidatura ao SIAC (Sistema de Apoio a Ações Coletivas), PO CRESC Algarve 2020 – Qualificação – Baixa Densidade cofinanciado pelo Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER.