O Município de Portimão volta a aderir, pelo terceiro ano consecutivo, à iniciativa «Família do Lado» e a desafiar as famílias portimonenses e imigrantes para que, no dia 26 de novembro, abram as portas das suas casas a outras famílias para um almoço convívio típico da sua cultura de origem, como forma de acolher o «outro». Esta iniciativa transnacional dinamizada pelo Alto Comissariado para as Migrações centra-se na hospitalidade entre famílias e assume-se como um ato de acolhimento genuíno por parte de quem deseja receber em sua casa e de quem ambiciona ser acolhido, dando início a relações sociais geradoras de pontes entre culturas.
O desafio passa por uma família aceitar acolher em sua casa uma família que não conheça, constituindo-se pares de famílias (uma imigrante ou refugiada e outra autóctone) para um almoço- convívio típico da cultura da Família Anfitriã. Os encontros decorrem, obrigatoriamente, no mesmo dia (26 de novembro) e à mesma hora (13h), em todo o território nacional, Espanha e República Checa. Estão abertas as inscrições para as famílias imigrantes e famílias autóctones que queiram participar e contribuir para o processo de integração dos imigrantes residentes, neste caso, em Portimão.
Os interessados poderão inscrever-se até dia 22 de novembro, na qualidade de Família Anfitriã ou de Família Visitante, sendo que, para tal, deverão contactar a Divisão de Habitação e Desenvolvimento Social e Saúde da Câmara Municipal de Portimão, através do email claim.portimao@cm-portimao.pt ou do telefone 282 470818. Estão ainda abertas inscrições para Assistente - «voluntário/padrinho», um elemento crucial no acompanhamento de cada par de famílias, que irá prestar apoio antes e durante o almoço do qual também farão parte.