Juntando as datas do S. Martinho e do Dia Europeu do Enoturismo (11 e 12 respetivamente), a Comissão Vitivinícola do Algarve realizou, em parceria com a PlotBiz, um evento de degustação de vinhos e iguarias made in Algarve, no qual apresentou novos projetos para a promoção da Região Vitivinícola do Algarve.
Face a um crescendo cada vez mais acentuado de visitantes ao Algarve, torna-se necessário estar dotado de ferramentas que facilitem os agentes económicos e operadores turísticos a aceder e contactar os mais de 30 produtores algarvios a operar na região. O objetivo passa por conseguir, não só visitar as adegas e respetivas vinhas, mas também usufruir dos serviços associados (loja, restauração, etc.) que vão sendo uma aposta maior dos produtores, como forma de rentabilizar os seus negócios e respetivos espaços, já que boa parte tem excelentes condições para a receção de eventos, turistas ou grupos locais.


Neste sentido a CVA está a finalizar a edição e publicação de um mapa da região no qual estão identificados e se podem encontrar todos os produtores registados, incluindo os contactos e as coordenadas GPS de cada um e as valências disponíveis para os visitantes. Através de mecanismos simples como a introdução de QR Codes para cada ficha de produtor, o utilizador pode aceder a informação online relevante sem precisar conhecer e digitar o link respetivo.
Durante o evento de apresentação, para além da degustação de diversos vinhos do Algarve, o presidente da CVA Carlos Gracias surpreendeu a plateia ao informar que, para além da impressão do Mapa, “irá brevemente ser lançada uma App (aplicação móvel) que permitirá ao consumidor ter acesso a informação específica sobre a região e igualmente localizar o ponto de venda ou restaurante mais próximo, com Vinho do Algarve na prateleira ou na Carta”. Os diversos produtores presentes manifestaram interesse em colaborar na divulgação dos seus serviços e ficaram agradados com esta iniciativa da CVA, que possibilita aumentar a sua visibilidade, sobretudo para os que já têm uma vertente de enoturismo associada.
O Mapa da Região Vitivinícola do Algarve são desenvolvidos pela CVA em parceria com a Plotbiz, estando a equipa a ultimar os derradeiros detalhes para proceder à distribuição gratuita junto dos agentes económicos e do público em geral, dos cerca de 10 mil exemplares a serem produzidos até ao final do ano.