No seguimento e em complemento à ação de formação «Variações sobre ZYG», que decorreu no Cine-Teatro Louletano nos dias 8, 9 e 10 de novembro, a Companhia de Música Teatral vai realizar, no dia 11 de novembro, pelas 18h, no Cine-Teatro Louletano, uma conferência-performativa baseada na inovadora instalação ZYG, que tem sido visitada e desfrutada por creches da cidade de Loulé e famílias ao longo desta semana.
A conferência-performance ZYG está a cargo do reconhecido orador Paulo Maria Rodrigues (um dos maiores especialistas nacionais em arte para a primeira infância e um comunicador de excelência) e do experiente e contagiante performer Pedro Ramos e envolve um primeiro momento em que os participantes têm um contacto sensorial com a instalação e com o vocabulário expressivo dos «interatores». Esse momento não pretende replicar o que acontece numa sessão com bebés, mas sim mostrar de forma viva a matéria de que é feito o projeto.
Num segundo momento, num outro espaço, procura-se descrever e analisar o processo criativo que deu origem a ZYG e os princípios filosóficos, artísticos e educativos que levaram à construção da experiência para os mais pequeninos. Através da combinação de elementos performativos e reflexivos, pretende-se desconstruir a ideia de que o conhecimento e a fruição, a razão e a emoção, se situam em polos opostos da atividade artística e académica.
A Companhia de Música Teatral dedica-se à exploração da música como ponto de partida para a interação entre as várias técnicas e linguagens de comunicação artística dentro de uma estética que vai da música cénica ao teatro musical. Aposta num trabalho de articulação entre a investigação académica, a produção artística, a criação tecnológica, o envolvimento da comunidade e a divulgação de ideias sobre a importância da experiência musical em especial nas idades mais precoces, e tem apresentado os seus trabalhos em Portugal e um pouco por todo o mundo.
Esta conferência-performativa é dirigida ao público em geral, com especial incidência para educadores de infância, artistas, animadores e mediadores socioculturais, alunos universitários e outros interessados, tem a duração de 90 minutos e entrada gratuita (com lotação limitada), requerendo inscrição prévia.