Os profissionais do Serviço de Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatal do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUAlgarve) voltam a associar-se às comemorações do Dia Mundial da Prematuridade com um programa de atividades que pretende dar a conhecer a diferenciação dos cuidados neonatais. As iniciativas arrancam no dia 13 de novembro com a colocação de uma faixa alusiva ao tema na entrada principal da Unidade de Faro do CHUAlgarve. Nesse mesmo dia, numa organização da Associação Nascer Prematuro, também o Mercado Municipal de Faro será iluminado em tons de lilás, a cor associada à efeméride.
A partir do dia 13 de novembro estará patente, no hall do edifício central da unidade de Faro, a exposição «Na Primeira Pessoa», que apresenta fotografias, testemunhos e trabalhos oferecidos pelos pais das crianças que ao longo dos anos têm passado pela unidade de neonatologia. Para o dia 17 de novembro, pelas 17h, está agendada uma palestra sobre o tema «A alegria de educar, porque nascemos prematuros», dirigida a pais, educadores e profissionais de saúde.
O evento tem lugar no auditório da unidade de Faro do CHUAlgarve e conta com a intervenção da pediatra Isabel Rodrigues. A palestra reserva ainda espaço para a apresentação de testemunhos de pais de crianças prematuras que foram acompanhadas no Centro Hospitalar Universitário do Algarve, contando igualmente com a intervenção da Presidente da Associação Nascer Prematuro, Adriana Guerreiro. As atividades terminam no dia 18 de novembro com um lanche-convívio entre pais de bebés prematuros, crianças e profissionais de saúde, pelas 15h30, no salão da Paróquia de São Luís, em Faro.