A Marcha/Corrida de São Brás de Alportel realiza-se no dia 19 de novembro, tendo como ponto de encontro o Polidesportivo Municipal, pelas 9h45. Depois, o percurso parte à descoberta dos aromas campestres que invadem os bons ares de São Brás de Alportel, num Outono soalheiro e que anseia pela chegada das primeiras chuvas.
Esta edição da Marcha/Corrida em São Brás de Alportel apresenta dois trajetos distintos: um de cinco quilómetros e outro de 12 quilómetros de dificuldade média, desafiando centenas de participantes, de toda a região do Algarve, a descobrir a riqueza patrimonial, cultural e natural do território são-brasense. Os circuitos definidos pela organização conduzem os participantes, passo a passo, por percursos mistos onde as zonas rurais contracenam com as zonas urbanos, ao encontro de elementos do património rural que salpicam a paisagem, antigos moinhos de ventos, ar puro perfumado, num percurso pelo barrocal são-brasense.
A Marcha Corrida é uma iniciativa do Instituto Português do Desporto e da Juventude, organizada a nível local pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel com o intuito de promover a prática desportiva para todas as idades, bem como mostrar a diversidade de paisagens e potencialidades existentes no concelho.