O Auditório da Fortaleza de Sagres acolheu o teatro de marionetas «Bonecos & Campaniça», no dia 8 de novembro, numa organização da Tertúlia – Associação Cultural Sociocultural de Aljezur direcionada à comunidade escolar de Vila do Bispo. Deste modo, o marionetista Manuel Dias e o músico António Bexiga deram vida a duas mãos cheias de bonecos e contaram as suas histórias sem palavras, ao som da viola campaniça, para deleite de algumas dezenas das crianças.
Manuel Dias é marionetista, construtor e investigador de formas animadas há mais de 30 anos. A sua vida mistura-se com as marionetas que cria e recria de forma tão particular, única, honesta e intensa. Esta dedicação trouxe-lhe muitas viagens à volta do mundo e o reconhecimento do seu trabalho com vários prémios internacionais. Já António Bexiga é um músico e criador alentejano que aborda a tradição com saudades do futuro e a sua paixão pela viola campaniça levou-o a colocar este instrumento em vários contextos musicais, numa viagem que vive de uma inquietação permanente, na busca do som que ainda não ouviu.
Juntos, Manuel Dias e António Bexiga contam histórias sem palavras, de bonecos que podiam ser qualquer um de nós, pois as histórias destes bonecos são muito parecidas com as nossas. De facto, também eles caminham numa linha frágil entre o forte e o fraco, o amor e a saudade, a ironia e o quotidiano. Por vezes, os bonecos dialogam com a viola, noutras ocasiões, faz-lhes ela a banda sonora. E, por vezes, até parece que se confundem e não se sabe bem quem é quem.
A atividade contou com a colaboração da Câmara Municipal de Vila do Bispo e o projeto faz parte do ciclo «DiVaM para os + e – pequenos», do programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos, da responsabilidade da Direção Regional de Cultura do Algarve.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_20informativo_20_23132