O projeto «Loulé Criativo» associa-se à empresa Medronho J.R. e propõe uma atividade de colheita de medronho, em plena serra algarvia, no dia 9 de dezembro, das 9h às 15h. Pretende-se que os participantes testemunhem e participem na tradicional apanha do medronho, numa zona conhecida pela abundância e qualidade deste fruto, em plena serra do interior do Concelho de Loulé.
Será uma oportunidade para experimentar um agradável passeio no campo, seguido de uma atividade de apanha do medronho, assim como uma visita à destilaria tradicional da empresa Medronho J.R., passando pela zona de armazenamento e fermentação dos frutos, pela caldeira em cobre aquecida a lenha culminando na degustação das aguardentes produzidas no local. O participante poderá conhecer por dentro esta tradição e desfrutar de um almoço preparado no Grupo Desportivo Serrano, no Monte Ruivo, saboreado num espaço único, rodeado pela beleza da Natureza. 
O Workshop, ministrado em inglês e português, tem um custo de 35 euros por pessoa (almoço incluído). As inscrições podem ser feitas em http://loulecriativo.pt/pt/turismocriativo/experiencias/84-a-apanha-do-medronho.