A hotelaria do Algarve continua a apresentar um ritmo de crescimento
progressivo que consolida a sua posição de principal destino de férias
nacional. Só no mês de setembro, a região registou perto de 2,3 milhões de
dormidas (+2,2 por cento face ao mesmo mês do ano anterior) e 137,8 milhões de
euros em proveitos totais (+10,2 por cento). Em termos acumulados, o número de
dormidas nos primeiros nove meses do ano já ultrapassa os 16 milhões e os
proveitos ascendem aos 898 milhões de euros, de acordo com dados divulgados, no
dia 14 de novembro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os indicadores da atividade turística comprovam o peso do
Algarve no turismo nacional. De acordo com o INE, as dormidas concentram-se
essencialmente no Algarve (peso de 36,5 por cento). Em setembro, o Algarve
registou mais dormidas (+2,2 por cento), mais hóspedes (+4,2 por cento) e mais
proveitos totais na hotelaria (+10,2 por cento), face a setembro de 2016. O RevPar
(rendimento médio por quarto disponível) também tem registado uma tendência de
crescimento: mais 11 por cento do que em setembro do ano passado (76,90 euros).
“A atividade turística do Algarve continua a destacar-se no panorama nacional. Se
olharmos para trás, verificamos um crescimento gradual dos principais
indicadores da atividade turística, prova de um crescimento sustentável do
turismo no Algarve e de um esbatimento progressivo da sazonalidade do destino”,
explica o presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva.
Os mercados externos continuam a ser a principal fonte de
dormidas para o Algarve, ao serem responsáveis, em setembro, por 1,8 milhões de
dormidas, um aumento de 2,5 por cento face a setembro de 2016. O mercado
interno contribuiu com 484,5 mil dormidas, apresentando um crescimento homólogo
ligeiro (+1,2 por cento). Os possíveis efeitos do Brexit não se têm feito
sentir, com as dormidas de hóspedes britânicos a registarem um aumento de 2,8
por cento a nível nacional desde o início do ano. Ainda segundo o INE, em
setembro, o mercado alemão retomou a posição de segundo mais relevante,
aumentando 4,2 por cento. No período de janeiro a setembro este mercado cresceu
7,7 por cento.