A Câmara Municipal de Loulé foi considerada uma das melhores entidades gestoras de água para o consumo humano de Portugal. Numa cerimónia que decorreu em Lisboa, no dia 8 de novembro, o Município recebeu o «Selo da Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano», atribuído pela ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, durante a 12.ª Expo Conferência da Água.
Esta distinção significa que a autarquia louletana cumpriu a meta definida para atribuição do prémio: 99 por cento para o indicador Água Segura (água controlada e de boa qualidade), correspondente a 100 por cento de análises realizadas, e 99 por cento de cumprimento dos valores paramétricos especificados na legislação. Para os responsáveis municipais, o galardão vem confirmar a excelência da água que sai das torneiras e é consumida no Concelho de Loulé, fruto do importante trabalho desenvolvido pelos técnicos municipais, nomeadamente ao nível do controlo, e do investimento realizado pela Autarquia em termos dos equipamentos.
O serviço de abastecimento de água do Concelho fornece uma população residente de 44 mil e 286 munícipes, para além de uma população flutuante durante o período do Verão. Integra 18 zonas de abastecimento, sendo o comprimento total de condutas de distribuição de água de 581 quilómetros. O volume de água distribuído por ano é de sete milhões, 141 mil e 770 metros cúbicos (19 mil e 838 metros cúbicos/dia), dos quais seis milhões, 427 mil e 29 metros cúbicos/ano (17 mil e 853 metros cúbicos/dia) são em águas superficiais e 714 mil e 741 metros cúbicos/ano (mil e 985 metros cúbicos/dia) em águas subterrâneas. Anualmente, a Câmara Municipal de Loulé realiza cerca de três mil análises à rede de distribuição na torneira do consumidor e cerca de 600 de controlo operacional (aos 34 reservatórios, às três ETA´s e às diversas origens de água provenientes das captações subterrâneas.
O júri que atribuiu a distinção a Loulé e a outras entidades prestadoras de serviços de abastecimento público de água em Portugal, no último ano, foi constituído por representantes da ERSAR, Jornal Água&Ambiente, APRH - Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, APDA - Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Água, APESB - Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental, DECO – Associação de Defesa do Consumidor, ESGRA – Associação de Gestão de Resíduos e APEMETA – Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais. A iniciativa, integrada nos objetivos estatutários da ERSAR, visa identificar, distinguir e divulgar casos portugueses de referência relativos à prestação dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos, avaliada nos termos dos vários ciclos de regulação da ERSAR.