O Município de Faro, o Ginásio Clube Naval e a Associação de Moradores da Ilha da Culatra (AMIC) assinaram, no dia 25 de outubro, um protocolo de colaboração com vista à criação de uma escola de iniciação à vela na Ilha da Culatra. O objetivo é proporcionar as condições necessárias para o desenvolvimento da prática desta atividade náutica junto da população mais jovem da Ilha, dinamizando não só o interesse pelo desporto, mas também pela segurança no ambiente aquático e pelo conhecimento do mar e ria.
De acordo com o protocolo, a AMIC assegurará as condições necessárias ao armazenamento do equipamento náutico, uma sala para formação e apoio administrativo e serventia de balneários. Ao Ginásio Club Naval caberá a disponibilização dos meios essenciais para a realização das aulas, nomeadamente dos técnicos e das embarcações. Finalmente, à Câmara Municipal de Faro competirá o financiamento destas atividades, na sequência do compromisso assumido com a formação dos mais jovens, também através do desporto, na cidade, freguesias rurais e ilhas.
O protoloco tripartido vem atestar a grande tradição de Faro na prática da vela, sendo o Ginásio Clube Naval uma das entidades mais antigas do concelho, quase a cumprir 90 anos de existência. A ambição de ter grupos de Vela nas Ilhas é antiga, no sentido de aumentar o número de praticantes, mas também da utilização da própria Ria Formosa. “Este projeto pressupõe desenvolver a atividade no núcleo da Culatra, mas existe um conjunto de ideias e de aspirações para também o Farol vir a ter um grupo do Ginásio Clube Naval, para além de um centro internacional de estágios”, notou Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro, aquando da assinatura do protocolo. “É uma modalidade para cuja prática poucos concelhos no mundo possuirão tão boas condições como Faro. Hoje, damos o primeiro passo para que a atividade náutica seja ainda mais forte no concelho e para que o Ginásio Clube Naval melhore ainda mais as suas condições de trabalho para colocar este desporto ao alcance de mais jovens”, reforçou o edil farense.


A ideia ganhou contornos mais fortes quando o Ginásio Clube Naval foi à Ilha da Culatra promover um evento no âmbito da 25.ª Volta ao Algarve, com o «campo de futebol» da náutica a ser, de acordo com João Marques, as ilhas e o mar. “Temos aqui um recinto único, um dos melhores da Europa, para envolvermos os miúdos nesta modalidade. Os meios existem e queremos potenciá-los com esta parceria tripartida, para que as mais-valias sejam maiores para todos e para que nos possamos focar mais nas relações com o mar”, considera o presidente da Direção do Ginásio Clube Naval. “Queremos ver muitos «pintainhos» em redor da Ilha da Culatra e estamos em conversações com as escolas para inserir a Vela no plano das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC). O maior desafio da AMIC, da Autarquia e do Naval neste projeto passa pela captação de novos praticantes, de meter os miúdos dentro das embarcações”, acrescentou o dirigente associativo.
A iniciativa foi prontamente abraçada pela Associação dos Moradores da Ilha da Culatra, que está localizada entre a Ria Formosa e o Mar mas, apesar disso, não tem crianças a praticar modalidades náuticas. “É um projeto-piloto com parceiros de peso e queremos, de facto, que mais crianças do concelho de Faro andem na Vela, seja através das escolas ou de outras instituições. A Culatra vai ser uma «cobaia» e os nossos jovens estão bastante entusiasmados”, afirmou Sílvia Padinha, presidente da Direção da AMIC, com João Marques a voltar a enfatizar o potencial de Faro nesta matéria. “Infelizmente, estamos dependentes de entidades externas, o que não nos permite fazer um trabalho mais célere. Na Ilha do Farol há instalações degradadas que poderiam ser aproveitadas para a Vela, sobretudo para reforçar a vertente competitiva do Ginásio Clube Naval. Somos um clube reconhecido em Portugal e na Europa graças aos títulos que conquistamos em várias competições internacionais e, se tivermos condições para conseguirmos albergar atletas, de certeza que seria fácil atrair estágios para Faro”, sublinha João Marques.  

Sílvia Padinha, presidente da Associação de Moradores da Ilha da Culatra, Rogério Bacalhau,
presidente da Câmara Municipal de Faro e João Marques, presidente do Ginásio Clube Naval

A vontade existe, de facto, para tornar Faro numa verdadeira «Cidade Náutica» e Rogério Bacalhau adiantou que serão brevemente encetadas conversações com a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve sobre esse assunto. “O objetivo é passar para a Câmara Municipal de Faro a gestão de um conjunto de edifícios da APS que estão totalmente abandonados, com vista à criação de um Centro Internacional de Estágio para a Vela. Com as nossas excelentes condições climatéricas é possível praticar Vela praticamente todo o ano, tanto no Mar como na Ria Formosa. Também temos o Aeroporto Internacional mesmo aqui ao lado, portanto, se houver boa vontade de todos os intervenientes, penso que, daqui a um ano, poderemos estar a realizar o primeiro ensaio para essa estrutura”, manifestou Rogério Bacalhau.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina