Em novembro, o programa «365 Algarve» intensifica o calendário cultural da região com várias novidades: o Festival LUZA invadir Loulé com um jogo de luzes e sons; o VIDEO LUCEM une a arte do cinema à música ao vivo; e ainda uma grande diversidade de espetáculos musicais, gastronómicos e de teatro.
De 24 a 26 de novembro, o Algarve recebe o Festival Internacional de Luz do Algarve – LUZA, um projeto artístico inovador que contará com dezenas de artistas nacionais e internacionais que irão transformar Loulé numa cidade de luz. Durante três dias, estão previstas várias sessões de video mapping, conferências e exposições para iluminar as noites algarvias. Em novembro inicia-se também o «Video Lucem», com uma sessão mensal até maio, uma experiência única para o espectador que assiste a uma sessão de cinema, com música ao vivo, num local algo inusitado: uma igreja algarvia. A primeira sessão está marcada para 9 de novembro, na igreja de São Francisco, em Faro, onde será possível assistir ao filme «A woman in Paris», o mais atípico filme de Chaplin, ao som do jazz da cantora Maria João e de Zé Eduardo & João Farinha.
O Festival AlGharb.Come, que valoriza e envolve três patrimónios imateriais da humanidade – o fado, o flamenco e a dieta mediterrânica –, organiza quatro Showcookings Gastronómicos, acompanhados de Tempero Musical, em mercados municipais do sotavento algarvio (4, 11, 18 e 25 de novembro). No Algarve, as tradições gastronómicas são seculares e convidam a participar no «Pasta e Basta um Mambo italiano – versão algarvia», na sede do Rancho Folclórico do Rogil, em Aljezur (de 16 a 18 de novembro), um laboratório culinário que aborda a ligação dos alimentos com o dia-a-dia e a cultura da região, onde o público põe literalmente as mãos na massa, para no final provar a sua obra culinária.
Aljezur e Monchique recebem «Conciorto», entre 22 e 25 de novembro, os músicos Biagio Biagini e Luigi Carlone que transformam o placo numa horta onde courgettes, beringelas e cenouras dão vida a um concerto que mistura vários géneros musicais. Em Faro vai-se prestar tributo a um importante ativo cultural do Algarve, o acordeão. Assim, na Grande Gala Acordeão (a 18 de novembro), dezenas de compositores irão homenagear Hermenegildo Guerreiro, um dos artistas que mais tem contribuído para o ensino da arte de tocar acordeão.
O Algarve sempre foi uma região multicultural e o espetáculo «Por sons nunca dantes navegados» explora os timbres e sonoridades de vários instrumentos do mundo (dia 11 novembro, em Lagos), enquanto «A Voz do Mundo» homenageia as culturas do mundo através do canto, despertando os sentidos e a mente do público para o folclore português, europeu, mas também dos Pigmeus de África e os ritmos da América do Sul (2 e 4 de novembro, na Biblioteca Dr. Júlio Dantas). Para os mais novos, o «365 Algarve» sugere o espetáculo «A volta ao mundo a escutar», uma sessão de música para bebés que explora o som através de diversas linguagens musicais (1 de novembro, em Lagos). A Biblioteca Municipal de Lagos recebe ainda no dia 1 de novembro o workshop «Histórias do nariz», onde os participantes são desafiados a transformar recordações olfativas em histórias escritas.
A Galeria Lar, em Lagos, acolhe, até 11 de novembro, a exposição «De uma natureza híbrida», de Sara Feio, artista plástica cujas ilustrações se inspiram no imaginário científico e fantástico, através de técnicas únicas como o stippling. Os espetáculos de Animação de Património continuam com grande destaque este outono, com «Faro Desvendado», uma viagem às origens e à diversidade cultural da cidade e de toda a região. Como início na Sé e passando por vários pontos de interesse histórico, um ator guia os participantes por uma viagem pela história, pontuada pela atuação de diversas personagens, e que se finaliza com uma prova de vinhos regionais (a 23 de novembro). Em Lagos, será possível fazer uma viagem pela identidade portuguesa através dos contos e de um percurso que leva os visitantes pelos principais monumentos da cidade, pontuado por momentos musicais, teatrais e de exploração sensorial (11 de novembro).


As comemorações do aniversário de Álvaro de Campos continuam ao longo do mês de novembro. Será possível visitar a exposição de pintura «Sonhos Incompletos», de Kinga Subicka, no restaurante Gilão; a Exposição de Pintura de Fonseca Martins, que teve a oportunidade de conhecer alguns membros da família tavirense de Fernando Pessoa, na Tavira D’Artes; a Exposição Pessoa(s) de Tavira, no Clube de Tavira, que apresenta ao público um conjunto de documentos encontrados num cofre de um descendente da família de Fernando Pessoa; e a Exposição fotográfica d´A|NAFA, onde fotografias ilustram excertos de poemas de Álvaro de Campos. Será ainda possível assistir à Exposição Do meu Álvaro de Campos, que reúne trabalhos desenvolvidos em classes por professores de português e artes e uma oficina de gravura ministrada pela Oficina Bartolomeu dos Santos, patente na Casa das Artes em Tavira; e ao recital de poesia por alunos de escolas de Tavira (3 e 13 de novembro). Todas estas iniciativas são de entrada livre.
As comemorações propõem outras experiências únicas, como «As Noites de Vinhos e Poesia», em que, ao som de poemas de Álvaro de Campos, declamados em português e inglês, será servido um jantar vínico. Estes jantares decorrerão no Restaurante Álvaro de Campos, nos dias 4, 11, 18, 25 de novembro. Pode ainda assistir a «Poemas cantados por Ana Pi», em que a cantora e o músico Stelmo Barbosa e os seus convidados interpretam versos dos grandes poetas portugueses, (10, 11, 12 novembro no Clube de Tavira).
Os versos de Álvaro de Campos podem ser vivenciados de várias formas, e a prova disso são a Oficina de Dança Desdobrável pela Corpodehoje, que interpreta frases do poeta pela dança (4 e 5 de novembro, na Fundação Irene Rolo) e o espetáculo «Fernando Pessoa – O Fado e a Alma Portuguesa», onde são interpretados fados tradicionais adaptados a poemas de Fernando Pessoa (de 24 a 26 de novembro). Por sua vez, a Casa Álvaro de Campos recebe, a 24 de novembro, «A Voz da Sereia», um encontro filosófico dirigido por Maria João Neves; e a Academia de Música de Tavira tem encontro marcado com a música contemporânea e o modernismo da poesia de Fernando Pessoa, no recital «Lopes Graça e Pessoa», marcado para os dias 17, 18 e 19 de novembro.