Foi apresentado, no dia 18 de julho, o projeto vencedor da quarta edição do Orçamento Participativo de Albufeira, numa cerimónia onde participaram o presidente da Câmara Carlos Silva e Sousa e elementos da vereação, a equipa responsável pela iniciativa, bem como alguns dos proponentes e facilitadores que acompanharam as reuniões públicas realizadas em todas as freguesias do concelho durante a segunda quinzena de março. «A Requalificação da zona envolvente a norte do Complexo Desportivo de Ferreiras» foi o projeto mais votado, tendo alcançado a vitória com um total de 238 votos, com apenas três pontos de diferença em relação ao segundo projeto mais votado, «Criação do Parque da Cidade».
Ana Pífaro, coordenadora da equipa do OP, referiu que a experiência, que teve início com a deliberação de novembro de 2013, tem sido muito positiva e motivado bastante gente a exercer o seu direito de cidadania, participando ativamente nas decisões que dizem respeito ao território onde vivem. Destacou ainda que o projeto de Ferreiras foi o que obteve maior consenso, mas que os restantes irão também, a seu tempo, ser regularizados pela Autarquia, ideia confirmada por Carlos Silva e Sousa. “O Orçamento Participativo tem a grande virtude de nos dar a noção do que é que as pessoas querem, de quais são as necessidades que consideram prioritárias para a zona onde vivem. Isto dá-nos o conforto de saber que o Concelho mexe e que participa nas decisões que implicam com o seu desenvolvimento de forma sustentável. Por isso, iremos dar o máximo de atenção e fazer todo o esforço para que estes projetos sejam todos concretizados”.


O presidente reforçou a importância de se ter uma equipa altamente motivada, “os técnicos que trabalham diretamente no processo, os que estão responsáveis pela análise técnica das propostas e pela sua transformação em projetos, bem como todos os trabalhadores que voluntariamente se constituem como facilitadores nas sessões de participação pública”, e que está de parabéns pelo trabalho que tem desenvolvido ao longo destes quatro anos. “Mas é igualmente necessário que todas as pessoas se motivem, divulguem e participem ativamente, para que a iniciativa prossiga no bom caminho e se justifique aumentar a verba destinada à sua concretização, que na primeira edição começou por ser no valor de 60 mil euros e agora já vai em 250 mil euros”.
A freguesia de Ferreiras vai ganhar, assim, um novo espaço com excelentes condições para fruição de residentes e visitantes, numa intervenção que conjuga a valência de estacionamento com a criação de uma Praça que irá permitir a realização de eventos. A requalificação, com um valor de investimento de 250 mil euros (a totalidade da verba do OP para esta edição de 2018) irá incidir na zona envolvente a norte do Complexo Desportivo de Ferreiras, numa área de intervenção com um total de dois mil e 830 metros quadrados. A obra consiste na intervenção na zona de Parque Infantil e Parque de Estacionamento, através da criação de um Parque Multiusos, mantendo a valência de estacionamento, demolição dos balneários existentes, colocação de estrutura de sombreamento com painéis laterais removíveis e correção viária da Rua da Nora, respetivas infraestruturas e reorganização dos lugares de estacionamento. O prazo de execução é de 180 dias, devendo ficar concluída até Dezembro de 2019.
Das edições anteriores já se encontra em funcionamento o Centro de Bem-Estar Animal (1.ª edição), prevendo-se que até ao final deste ano fiquem concluídas as obras de Reabilitação da Zona de Recreio da Escola Básica N.º 1 de Albufeira e a Requalificação do Polidesportivo da Guia (2.ª edição), enquanto a Requalificação da Estrada dos Salgados e os Parques Lúdicos de Vale Navio e da Falésia irão ficar concluídos até dezembro de 2018 (3.ª edição). Refira-se que, de acordo com o Regulamento, as obras no âmbito do OP têm um prazo de execução de dois anos.