O Festival do Contrabando conseguiu, logo na primeira edição, registar a afluência de milhares de visitantes, as ruas encheram-se de pessoas e a animação foi muita, com a oportunidade única de realizar a travessia pedonal do Rio Guadiana. As datas da segunda edição já foram, entretanto, anunciadas pela Câmara Municipal de Alcoutim, com o evento a acontecer nos dias 23, 24 e 25 de março de 2018.
A realização deste festival integra-se numa estratégia de desenvolvimento turístico do concelho, assente na promoção do património natural, histórico, gastronómico e cultural, onde as vilas de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana se «vestem» a rigor e proporcionam aos visitantes um variado cartaz de eventos culturais, espetáculos de música, teatro, artes e ofícios tradicionais, arte circense, animação musical, personagens como os contrabandistas e guardas-fiscais a passear pelas ruas, workshops de ofícios tradicionais, Jornadas do Contrabando, Concurso de Fotografia. A tudo isto soma-se a visita a monumentos da história da região e do contrabando e muita mais animação, tendo sempre presente a beleza e imponência do Rio Guadiana.
Os Sabores da Serra e do Rio são mais uma das propostas deste festival, apreciar a diversidade que a gastronomia local oferece nesta época do ano e encontrar os doces tradicionais, sabores autênticos e inconfundíveis. A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Alcoutim, em parceria com o Ayuntamiento Sanlúcar de Guadiana, e conta com o apoio do Governo de Portugal, Turismo de Portugal, Região de Turismo do Algarve e do Programa «365 Algarve».