No dia 5 de agosto é inaugurada, no Museu de Portimão, às 18h, a exposição «Agosto Azul», da pintora alemã Kerstin Wagner. A obra, inspirada nas tonalidades e vibrações cromáticas do mar e da luz do Algarve, onde a autora reside grande parte do ano, mostra claramente a influência e a utilização de três princípios opostos – movimento versus calma, caos versus harmonia, escuridão versus luz – os quais, através da cor, da técnica e das tintas acrílicas utilizadas, fazem ressaltar a forte intensidade e a dinâmica visual das suas pinturas, mas igualmente a vastidão, a profundidade e a harmonia dos ambientes marítimos, ao longo do dia, na diversidade dos seus «azuis». «Agosto Azul» é igualmente uma homenagem da artista a esse atento observador da paisagem algarvia, o portimonense Manuel Teixeira Gomes, pela forma estética e de grande sensibilidade literária como, na sua obra, em particular no seu livro «Agosto Azul», de 1904, o antigo viajante, escritor e Presidente da República, descreve o mar e a costa algarvia.
Kerstin Wagner nasceu perto de Colónia/Alemanha e formou-se em Belas Artes em Bonn/Alfter e, em 1989, em Arte e Desenvolvimento Social pela Alanus Art Academia. É membro da Internacional Association of Art e da Algarve Artists Network (AAN) e, desde 1987, participou em mais de 180 exposições, sobretudo na Europa e na Ásia. Em 2015 fez parte e expôs na primeira Artist Residency International em Goa, Índia, tendo sido convidada a expor no MOG - Museu de Goa, em 2016.
A exposição ficará patente no Museu de Portimão de 5 a 27 de agosto e poderá ser visitada à terça, das 19h30 às 23h, de quarta a domingo, das 15h às 23h e, aos sábados, das 15h às 19h.