A alameda da Praia de Vilamoura recebe a época alta do turismo balnear com um novo look. Isto porque a Estação Elevatória de Águas Residuais (EEAR) ali instalada, que desde há alguns anos apresentava sinais de degradação e carecia de reabilitação, esteve em obras e deu lugar a uma nova área ajardinada ao nível do solo.
A empreitada de requalificação da EEAR arrancou em janeiro e ficou concluída ainda no mês de junho, mesmo a tempo do início da estação mais alta do turismo de Sol e Mar, que é um dos principais cartões-de-visita de Vilamoura, pelas praias premiadas com Bandeira Azul, Qualidade de Ouro e galardão de Praia Acessível. A obra representou um investimento superior a 340 mil euros e foi da responsabilidade da Inframoura, empresa que gere os espaços públicos de Vilamoura e Vila Sol, no município de Loulé. “A estação elevatória que antes ali estava, a caminho da praia, era uma barreira visual que agora foi eliminada. A empreitada foi aproveitada para soterrar a instalação e reduzi-la ao nível do solo, restringindo assim o impacto visual do volume ocupado e devolvendo mobilidade ao espaço público naquela artéria nobre”, explica a presidente do Conselho de Administração da Inframoura, Fátima Catarina.
O equipamento existente na EEAR encontrava-se com graves deficiências que poderiam colocar em causa a eficácia da instalação. A solução adotada para a sua reabilitação implicou a demolição integral do piso térreo da atual estação elevatória e do edifício do posto de transformação da EDP e a execução de uma cobertura ajardinada por cima da laje deste equipamento. A pensar no controlo seguro e à prova de falhas da estação elevatória, a empreitada contemplou ainda a substituição dos grupos de eletrobombas e do sistema de ventilação e desodorização e a instalação de triturador, caudalímetro e sistema de telegestão.
A obra insere-se no plano de atividades da Inframoura, assinalando uma das primeiras etapas da requalificação da alameda da praia de Vilamoura. O passo seguinte é a conclusão do projeto de arquitetura para a requalificação de toda a alameda, entre a praia e a avenida Tivoli, que está em fase de conclusão.